4 dicas para conservar os documentos da sua empresa por mais tempo

Por mais que a digitalização tenha beneficiado a gestão documental, ainda não é possível dispensar todos os registros em papel. Neste tocante, além de conhecer a tabela de temporalidade, é preciso conhecimento para preservar estes itens adequadamente. O papel é um estrutura ligeiramente delicada e a combinação entre tempo e condições de armazenamento podem causar estragos consideráveis. Neste artigo separamos 4 dicas para conservar os documentos da sua empresa por mais tempo.

É inevitável que o papel tenha as suas qualidades prejudicadas com o passar dos anos. Porém, é a falta de cuidados adequados o fator que costuma ocasionar a perda deste material impresso. Mesmo se estiverem danificados, e não completamente perdidos, este acervo documental avariado resultará em dor de cabeça para a empresa. Aprenda algumas formas de evitar este transtorno na sua organização.

Dicas para conservar os documentos da sua empresa por mais tempo: 1.Atenção ao local

Este é um detalhe que nem sempre recebe a atenção que merece das empresas. Acontece que é no local de armazenamento que estarão as condições determinantes para conservar ou danificar os seus documentos. Os principais vilões que surgem neste contexto são a umidade e a poeira. A umidade deve ser inferior aos 65%, mas sempre acima de 15%.

Recomenda-se também uma temperatura inferior aos 23 graus. Além disso, deve-se garantir que o ambiente seja limpo com frequência. As estantes não podem ficar coladas às paredes, pois é necessário garantir ventilação. Todas as condições descritas neste tópico ajudam ainda a evitar a infestação por insetos.

2. Tipos de embalagens e invólucros para acondicionamento

Os papéis não devem ficar soltos – o que poderia até mesmo facilitar os extravios. Apesar desta recomendação, não fixe as folhas com clipes e grampos. Existe uma chance de que estes materiais enferrujem, deixando marcas nos seus documentos. Este é um problema que se resolve com o acondicionamento correto.

Assim, entre as dicas para conservar os documentos da sua empresa por mais tempo incluímos a utilização de embalagens plásticas. Estas devem ser reunidas em itens como pastas catálogo, porque assim estarão mais protegidas. Outros invólucros ainda podem ser experimentados, como envelopes, capas e caixas.

3. A importância da limpeza

Como a poeira é um dos maiores causadores de deterioração dos papéis, a limpeza é outra prática capital. Na conservação de documentos deve-se limpar estantes, armários e pastas com regularidade. Para tanto, use espanadores ou panos secos. A frequência mínima indicada para este cuidado é a cada três meses.

O manuseio dos itens mais antigos pede atenção. As mãos devem estar limpas – e sem cremes, que podem reagir com o papel. Não é necessário usar luvas, exceto para lidar com registros de fotos e negativos. Por mais óbvio que seja, é importante lembrar que alimentos não podem entrar sob hipótese nenhuma no local de armazenamento.

4. Digitalização

Por fim, é altamente recomendável digitalizar o seu acervo. Embora não elimine a necessidade de guardar alguns arquivos físicos, há maior segurança no processo de gestão documental. Apenas deste modo a empresa garante que as informações poderão ser recuperadas a qualquer momento. Portanto, em caso de dano aos originais, a digitalização é uma salvaguarda.

Conheça as soluções oferecidas pela Gerenciar

Com estas 4 dicas para conservar os documentos da sua empresa por mais tempo evita-se a degradação dos itens de arquivo. Para lidar com este processo vale buscar ajuda de quem tem experiência com o assunto. O gerenciamento de documentos pode ajudar a colocar as dicas listadas em prática.

Quer conhecer este e outros serviços que oferecemos? Então acesse este link. Tenha um diferencial na sua empresa: entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções. Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.

Continuar lendo:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Grupo Gerenciar

    Normalmente responde na hora

    Entre em contato através do whatsapp! Preencha o formulário e envie-nos uma mensagem.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.