GED para hospitais e clínicas médicas: conheça os principais benefícios da solução

Uma das áreas que mais requerem controle de informações e agilidade precisa nos resultados é o setor de saúde. São prontuários médicos, registros de pacientes, receitas, faturas hospitalares, comprovantes para as operadoras de saúde, exames médicos e vários outros documentos que são gerados diariamente e que demandam principalmente de organização no controle da informação e um amplo espaço físico.

Além disso, a precisão na hora de armazenar os documentos e a agilidade na hora de busca-los são aspectos fundamentais para o bom funcionamento dos hospitais e clínicas médicas.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 Art. 8° estabelece que os prontuários médicos em suporte de papel devem ser arquivados por o prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro de atendimento do paciente. Dessa forma é possível ter uma ideia do acumulo de papel armazenado no decorrer do tempo.

Por que adotar um GED para hospitais e clínicas médicas?

A necessidade de localizar e compartilhar informações no ramo de saúde é grande e urgente. Os prontuários de pacientes são documentos únicos que aumentam consideravelmente o acervo arquivístico desses estabelecimentos todos os dias. Sendo assim, qualquer inconformidade na localização desses documentos já é o suficiente para atrasar atendimentos e consultas.

Em vista disso, ter uma solução eficaz capaz de realizar o gerenciamento do acervo documental é fundamental para tornar as rotinas dos estabelecimentos de saúde mais ágil e eficiente, possibilitando que as instituições disponham de mais tempo para cuidar de quem realmente importa: as pessoas.

Conheça os principais benefícios de uma solução GED para hospitais e clínicas médicas

• Organização dos prontuários médicos e documentos hospitalares

Com a solução GED, a organização dos prontuários médicos e demais documentos hospitalares se torna muito mais produtiva e dinâmica. Através dessa solução é possível realizar a digitalização de todo o acervo, facilitando a visualização e compartilhamento das informações com total segurança.

Além disso, de acordo com a Lei n. 13.787/18 – Art. 6º Decorrido o prazo mínimo de 20 (vinte) anos a partir do último registro, os prontuários em suporte de papel e os digitalizados poderão ser eliminados, desde que siga as instruções contidas na lei como a utilização de certificado digital ICP-Brasil e análise obrigatória da comissão permanente de revisão de prontuários e avaliação de documentos da instituição, viabilizando a redução da impressão, uso e manuseio do papel, além do extravio de documentos e da demanda por espaço de armazenamento físico para os arquivos.

• Facilidade no acesso a informações

Com a gestão e a digitalização dos documentos através da solução GED, é possível obter o acesso instantâneo aos documentos digitais, bem como a movimentação e o rastreio dos documentos físicos em seu local de armazenamento por meio de computadores e tablets a qualquer hora e a qualquer lugar, além disso, é possível o compartilhamento rápido e prático das informações para os devidos responsáveis, dinamizando os processos internos.

• Redução do manuseio dos documentos físicos

Através do gerenciamento eletrônico dos documentos nas instituições de saúde em geral, há um impacto significativo na circulação dos documentos em papel entre os profissionais da área, aumentando a eficiência nos procedimentos e reduzindo a exposição dos usuários a agentes patológicos presentes nos documentos físicos, otimizando o tempo de dedicação ao paciente e preservando a saúde de todos os envolvidos.

• Controle de acesso adequado e segurança no armazenamento de informações

O armazenamento seguro de dados e informações é outra importante vantagem dos softwares de gestão eletrônica de documentos. Além de unificar todas as informações num só local, permitem que os documentos possam ser vistos apenas por pessoas com as devidas permissões para acessá-los, primando pela segurança da informação, com a rastreabilidade da informação por usuário, mantendo o sigilo profissional e a segurança dos dados.

• Agilidade no atendimento ao paciente

Através da solução GED é possível automatizar os processos hospitalares garantindo uma rotina de trabalho com agilidade e produtividade nos serviços prestados assegurando qualidade e eficiência no atendimento aos pacientes.

Invista em uma solução de GED para hospitais e clínicas médicas

Adquirir uma solução de Gestão Eletrônica de Documentos significa desenvolver e otimizar o funcionamento de diferentes elementos de uma empresa que lida com a área da saúde, desde o atendimento ao paciente até a administração do negócio. Por isso, é fundamental aderir a uma solução que garanta os melhores benefícios para uma excelente administração dos seus documentos.

A Gerenciar é uma empresa que oferece a gestão completa para os seus documentos, organização, digitalização, armazenamento e o manuseio dos prontuários médicos. Além disso, conta com um software de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) inteligente com diversas funcionalidades como Workflow capaz de potencializar a gestão de processos dos seus documentos e a Certificação Digital ICP-Brasil, assegurando a integridade, a autenticidade e a confidencialidade dos seus documentos.

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