Como Mapear O Fluxo Financeiro?

O mapeamento do fluxo financeiro de uma empresa é algo muito importante a ser feito com qualidade e eficiência. Afinal, é ele que permite que os gestores tenham a noção exata do que está acontecendo nesse setor da organização.

Sem conhecer os dados referentes ao que entra e sai do caixa, os documentos relacionados a isso e os principais passos a serem tomados para otimizar esse fluxo, as empresas pode deixar de contar com diversos benefícios.

O mapeamento de processos é algo que não só evita erros, mas que faz com que as empresas tenham noção exata de onde estão posicionadas e do que deve ser feito para melhorar suas tarefas, garantindo melhores resultados.

Sabendo disso, confira dicas para mapear o fluxo financeiro de uma empresa e siga-as em seu dia a dia!

Como Mapear O Fluxo Financeiro

O que é o mapeamento de um fluxo financeiro?

O mapeamento do fluxo financeiro de uma organização nada mais é do que a análise e mensuração dos dados relacionados às finanças ao longo do tempo.

Essa ação permite que gargalos sejam evitados durante o processo, que erro sejam suprimidos e que boas práticas possam ser definidas e se tornem apostas permanentes.

Não é uma surpresa para gestores e empreendedores que, com o tempo, muitos processos tendem a se confundir e embolar, especialmente quando estão constantemente sujeitos a mudanças.

Sem o mapeamento correto, os líderes e colaboradores ficam no escuro e não entendem o que deve ser feito a fim de melhorar a qualidade de seus serviços.

Para garantir um bom mapeamento de fluxo financeiro, confira boas dicas abaixo.

Análise dos processos

Ainda que pareça intuitivo, é fundamental separar todos os processos envolvidos no fluxo financeiro de uma empresa e analisa-los um a um, separadamente.

Afinal, se esses processos não forem vistos de forma individual, é mais que provável que erros continuem a acontecer que o processo não consiga ser corretamente mapeado, um com tarefa entrando na frente da outra.

Liste opções de início e fim

O mapeamento de processos financeiros, assim como qualquer outro, traz à tona dados e sua análise. Porém, ele permite que sejam feitas projeções para o futuro financeiro da empresa – o que pode ser de grande ajuda.

Sendo assim, é muito importante que sejam listadas opções de início, meio e fim para onde os processos financeiros serão encaminhados – ou seja, no que eles culminarão.

Tendo essas projeções em mente, se torna mais simples planejar não apenas o futuro das finanças de cada setor, mas também prever o que o mercado pode vir a trazer para si.

Aplique otimizações

Identificados possíveis processos que ocorrerão na empresa, é chegada a hora de otimizar o fluxo financeiro.

Saiba como tornar boas previsões ainda melhores e sugira melhorias para os colaboradores, como um bom gestor financeiro, para minimizar erros e direcionar os gastos da forma correta.

Como Mapear O Fluxo Financeiro

Organizar e gerir documentos

Uma das únicas formas de fazer um bom mapeamento de fluxo de caixa em uma empresa é tendo acesso aos dados e informações referentes a ele.

Para isso, nada pode ficar para trás – algo que ocorre muito ao se falar de documentações em papel, que podem se perder, se rasgar, danificar ou perder qualidade de leitura.

Na hora do mapeamento, não só é fundamental ter acesso a um sistema paperless, como também é preciso contar com softwares de qualidade e a tecnologia como uma aliada.

Sabendo disso, conheça ferramentas do Grupo Gerenciar que podem otimizar o Workflow e o mapeamento do fluxo financeiro de sua empresa, além de auxiliar na sua organização e inteligência documental!

 

Deixe um comentário