Identifique Os Tipos De Fluxo De Caixa

O fluxo de caixa de uma empresa é um de seus principais componentes e merece uma atenção especial em termos de mapeamento, análise, otimização e aplicação de resultados.

Afinal, a saúde financeira de uma empresa tem relação com os principais pontos referentes a ela, que vão desde os cuidados a serem aplicados em cada setor até o seu futuro.

Sabendo disso, saber qual é a importância de gerir corretamente o fluxo de caixa de uma organização e conhecer seus principais tipos são fundamental.

Qual a importância de ter um fluxo de caixa saudável em uma empresa?

Um fluxo de caixa saudável é fonte de muita informação e previsão para as empresas.

Afinal, por meio dele, é possível não só saber na prática o que esperar dos próximos meses e até mesmo anos, mas também como anda a qualidade do serviço entregue e até mesmo dos fornecedores e clientes.

Um bom fluxo financeiro diz respeito aos mais diversos pontos, que vão desde planejamento e segurança até otimização e organização.

Afinal, sem organizar os documentos, dados e informações referentes a ele de forma eletrônica, segura, centralizada e de fácil acesso, se torna difícil conseguir mapeá-lo e otimizá-lo, bem como planejar os próximos passos.

É por isso que contar com serviços de gestão e inteligência documental e tecnologia para Workflow e fluxo de caixa de qualidade é essencial. Você pode contar com o Grupo Gerenciar para isso.

Tendo isso em mente, conheça agora os diferentes tipos de fluxo de caixa para ficar de olho, mapear e maximizar em sua empresa!

Identifique Os Tipos De Fluxo De Caixa

Fluxo de caixa operacional

Esse tipo de fluxo fala sobre receitas e despesas operacionais em um período pré-determinado.

Ele diz respeito a pontos bastante particulares, como estoque, o salário dos colaboradores, o abastecimento de suprimentos e demais movimentações de dinheiro, que são apenas levantadas para análise posterior.

Fluxo de caixa livre

O fluxo livre é um fluxo voltado para projeção. Ele tende a falar sobre a saúde financeira de uma empresa em um período que vai de 2 a 3 meses e analisa o quão capaz ela é de gerar capital para se manter estável e promissora.

Fluxo de caixa para investimentos

Conforme o nome diz, esse fluxo financeiro diz respeito ao que será feito com o dinheiro que sobra na empresa após todas as contas serem quitadas, por assim dizer.

Como está? Ele poderá ser aplicado em qual tipo de investimento para rendem em seu máximo potencial? Daqui quanto tempo será necessário usá-lo?

Tendo todas essas respostas em mãos, o investimento é, de fato, feito. Com isso, novas projeções podem ser efetuadas.

Fluxo de caixa indireto e direto

Enquanto o fluxo de caixa indireto diz respeito apenas ao DRE, Demonstrativo Resultado do Exercício, que analisa o lucro e a perda de uma empresa com o tempo, o direto é um dos mais comuns e usados.

Ele diz respeito todas as receitas e despesas que foram geradas e feitas durante um determinado período de tempo. O fluxo indireto é de uso pontual, enquanto o direto é bastante geral.

Fluxo de caixa projetado

Finalmente, tem-se o fluxo projetado que, como o próprio nome diz, projeta e prevê os caminhos financeiros que a empresa pode vir a seguir baseado em seu caixa.

Porém, diferentemente do fluxo , também voltado para previsões, ele evita que a empresa seja pega de surpresa em um futuro próximo e se prepara para imprevistos.

Sabendo tudo sobre os principais tipos de fluxo que uma empresa precisa analisar, mostra-se mais claramente a importância de fazê-lo. Não deixe de contar com a tecnologia e os serviços certos para isso!

Deixe um comentário