O que é BPM? Confira!

Se você nunca ouviu falar de BPM, saiba que ele é um dos conceitos mais importantes da gestão empresarial. É a sigla para Business Process Management, e vem mudado as relações empresariais no mundo todo.

Ter consciência desse processo é um grande diferencial no mercado. Porém, não são poucas as dúvidas que o termo gera para quem comanda pequenas e médias empresas.

Neste artigo, você aprenderá detalhadamente o que é BPM e a melhor forma de aplicar o conceito nos seus negócios. Também comentaremos um pouco sobre quais aspectos ele contribui dentro da empresa.

Gestão de Processos de Negócios

Em português, a sigla significa Gerenciamento de Processos de Negócios, e é um conjunto de comportamentos que focam no ganho de eficiência dos processos empresariais. Dessa forma, é possível gerenciar os trabalhos de uma melhor forma.

Ele consiste, basicamente, em dois aspectos: mapear e padronizar os processos. Ou seja, entender o que foi, está e será feito e definir a forma como isso será feito, prevendo futuros erros e buscando pavimentar uma estrada mais segura.

Dessa forma, o BPM busca otimizar ao máximo a forma como os processos estão sendo executados dentro da empresa. Isso envolve encontrar e eliminar redundâncias, definir prioridades e montar o fluxo de trabalho.

O Que é BPM?Fluxo de trabalho?

Fluxo de trabalho ou workflow, em inglês, é a montagem de um grupo de atividades baseado na relação entre elas. Por exemplo, no movimento de recursos entre uma e outra.

Ter consciência de quais atividades necessitam de outras para que possam ser executadas é o objetivo principal do fluxo de trabalho. Isso é extremamente importante para o BPM, pois um desequilíbrio entre elas afeta o processo como um todo.

Os aspectos do business process management – BPM

  • Método

Escolher uma metodologia significa, primordialmente, definir formas claras de executar uma atividade. Através delas, é possível estruturar um passo a passo para cada um dos processos, tirando o máximo deles.

A metodologia deve sempre estar aliada ao planejamento estratégico. Ou seja, compreender o que deve ser alcançado para saber como pode ser alcançado. Uma má compreensão da estratégica em uma atividade de base pode gerar resultados catastróficos no final.

  • Cultura e estrutura organizacional

Uma organização é, acima de tudo, formada por pessoas. Essas pessoas possuem experiências próprias de vida e maneiras diferentes de executar uma ação. Para planejar o BPM, é necessário entender as necessidades dos colaboradores.

Porém, apenas compreender não é o suficiente. É preciso apontar para comportamentos impróprios e reestruturar alguns maneirismos. Dessa forma, é possível estabelecer uma cultura voltada para os processos, ou seja, fazer com que todos tenham uma compreensão do todo.

Esse é um dos maiores desafios das organizações, principalmente porque a maioria delas é estruturada em setores, cada um com suas equipes, coordenadores e subordinados. Para que haja a cooperação entre eles, é necessário que todos estejam caminhando juntos.

O Que é BPM?

Isso significa que o trabalho alienado – fechado no próprio compartimento – não é eficaz para alcançar os objetivos da organização. Construir a noção de unidade é essencial para que os objetivos sejam atingidos.

  • Objetivos

Quais são o objetivos a serem alcançados? Por que isso deve ser feito dessa forma e não daquela? Ter uma meta, um algo concreto a se alcançar, é extremamente importante para manter a coesão dentro da organização.

Um dos erros mais comuns de empresas iniciantes é não definir objetivos concretos, definindo metas inalcançáveis. Pense nos processos como uma estrutura causal, onde isso gera aquilo para este gere o próximo.

Os objetivos devem sempre estar aliados às estruturas, que devem sempre estar aliadas à metodologia. Ter consciência desses processos é o principal aspecto do BPM.

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