4 Maneiras de reduzir o uso do papel

O papel sempre foi um item indispensável na rotina dos escritórios. Porém, esse cenário vem mudando nos últimos anos. Diversas maneiras de reduzir o uso do papel são cada vez mais implementadas na rotina empresarial.

Contudo, algumas empresas sofrem com a falta de orientação e informação corretas a respeito de como realizar essa redução. É importante que seja feita uma transição, pois haverá uma grande mudança e toda a empresa irá participar dela.

Por isso, a seguir vamos apresentar 4 dicas para minimizar a utilização de papéis no dia a dia:

Quais são as maneiras de reduzir o uso do papel?

Existem diversas maneiras de reduzir o uso do papel na rotina empresarial. Algumas são bem simples e outras requerem maior planejamento e tempo para funcionarem corretamente. Veja algumas maneiras a seguir:

Comunique os funcionários

Se o objetivo de uma empresa é reduzir o uso de papel, seus funcionários devem estar alinhados com esse propósito. É importante comunicá-los que mudanças serão feitas no dia a dia a fim de diminuir a utilização dos papéis.

Além disso, deverá haver uma mudança nos hábitos. Isso só será possível com o tempo e com a consciência de que todos devem colaborar para a redução do uso de papel.

Diminua gradualmente o número de impressoras

Pode levar um tempo até que todos estejam adaptados a essa mudança. Por isso reduza gradualmente a quantidade de documentos que podem ser impressos diariamente. Reduza também o número de impressoras que ficam à disposição no escritório.

Reutilize

Muitas folhas são utilizadas apenas em um dos lados. Isso gera mais gasto e mais uso de papéis. Certifique-se de que os dois lados do papel sejam usados. Você pode também reaproveitas os documentos que foram impressos em apenas um dos lados.

Aposte na digitalização dos documentos

Uma ótima forma de reduzir o uso de papéis é passar a utilizar a documentação digital. A documentação empresarial também obteve benefícios com o avanço da tecnologia.

Digitalizar os documentos é uma das melhores maneiras de reduzir o uso de papel. Além de facilitar o acesso e o arquivamento dos documentos.

Motivos para reduzir o uso do papel

Existem diversos motivos que podem fazer uma empresa querer reduzir o uso do papel em sua rotina. É fato que o papel é um dos itens mais utilizados nos escritórios, gerando milhares de documentos. Muitos são arquivados, engavetados e acumulados ao longo dos anos.

Um dos motivos para diminuir o uso do papel é a consciência ambiental. Nos últimos anos diversas empresas buscaram aderir movimentos que são alinhados com a sustentabilidade. O uso exacerbado de papéis é um dos fatores que chamaram a atenção de empresários, que logo passaram a reduzi-lo em suas empresas.

Outro motivo é a redução de gastos. Colocando na ponta do lápis podemos ver que equipamentos de impressão e sua manutenção geram um gasto enorme. Isso é um forte motivo para buscar a redução do uso do papel e apostar na utilização de documentos digitalizados, por exemplo.

Repense seu uso

Você acabou de conferir algumas maneiras de reduzir o uso do papel e como essa mudança pode ser muito benéfica para a empresa e também para o meio ambiente.

Repense a quantidade de papéis que utiliza no dia a dia e arrisque-se em mudanças que você sabe que trarão mais vantagens.

Uma mudança radical sempre requer estratégias. Porém, apostar na redução do papel é aquela mudança que trará soluções e não mais problemas.

Tenha uma ferramenta completa para ajudar a reduzir o uso de papel

O Grupo Gerenciar é uma empresa completa com mais de 11 anos no mercado proporcionando soluções eficazes voltadas para uma gestão completa do acervo documental de seus clientes.

Oferecendo serviços de guarda de documentos em estrutura adequada, sistema de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), digitalização de documentos atendendo às exigências legais com assinatura digital ou eletrônica e certificação digital no padrão ICP-Brasil e automatização dos fluxos de trabalho com foco na redução da produção de documentos em suporte de papel (conceito paperless).

Ferramentas completas que vem promovendo a interação entre as diferentes equipes e departamentos, tanto no ambiente corporativo, como em home office, levando economia, praticidade, produtividade e transformação digital aos negócios de pequenas e grandes empresas.

Tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções.