Saiba como o Grupo Gerenciar pode ajudar sua instituição a se adequar a portaria 315 do MEC

As instituições brasileiras de ensino superior enfrentam um desafio nos próximos dois anos. Em abril de 2018 a portaria 315 do MEC (Ministério da Educação) regulamentou novas obrigações para as faculdades, centros universitários e universidades. Entre elas, está a necessidade de manter um arquivo digital com todos os documentos que envolvam as atividades-fim da instituição.

Dessa forma, documentos acadêmicos que antes eram guardados apenas de forma física deverão ter que constar em um sistema digital, para preservar com mais segurança a integridade desses arquivos. O prazo para a adequação das instituições é de 24 meses.

A digitalização de documentos é uma tendência em diversos setores da sociedade, porém nem sempre é uma tarefa fácil de se realizar sem o apoio especializado. Isso porque, caso não seja escolhida uma plataforma organizada e segura, o arquivo digital pode representar ainda mais riscos do que os arquivos impressos. Por esse motivo, hoje vamos falar sobre o grupo Gerenciar e como ele pode ajudar a sua instituição a se adequar às novas regras do MEC.

Grupo Gerenciar e sua função na adequação à portaria 315 do MEC

Com a proposta de fazer a gestão de documentos por meio da digitalização e com o auxílio de um software de Gestão Eletrônica Documental (GED), o grupo Gerenciar oferece soluções às instituições de ensino superior que precisam adequar-se às novas exigências do Ministério da Educação.

Como a portaria exige que sejam cumpridos alguns critérios para validar essa adequação, vamos saber mais sobre eles e de que forma cumpri-los.

Segurança no armazenamento

A segurança dos documentos é um dos critérios da portaria, que ainda pede que o armazenamento digital garanta a “confiabilidade, autenticidade, integridade e durabilidade” dos arquivos. Por esse motivo, o grupo Gerenciar oferece um sistema seguro, onde o gestor pode controlar o acesso dos usuários. Nesse sistema, todos os dados são armazenados em servidores da mais alta tecnologia, onde as informações ficam protegidas de alterações ou danificações por pessoas não autorizadas.

Gerenciamento de documentos

Outra exigência do MEC é de que os documentos possam ser controlados por meio de um sistema de gerenciamento. Esse controle pode ser realizado pelo software de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) oferecido pelo grupo Gerenciar.

Nesse sistema, é possível organizar os documentos da forma que a instituição achar necessária e acessá-los de forma prática e rápida, economizando o tempo de busca dos arquivos. Por esse motivo, além de se adequar à portaria, o GED Gerenciar oferece mais praticidade na realização de processos administrativos e, até mesmo, acadêmicos dentro da universidade.

Diferenciais

O grupo Gerenciar pode ajudar à sua instituição a se adequar à portaria 315 do MEC por meio da gestão de documentos novos(nato digitais) mas também através da digitalização de documentos antigos. Até mesmo os arquivos mais gastos pelo tempo podem ser digitalizados ou microfilmados com qualidade, por meio da microfilmagem eletrônica que possibilita uma resolução muito superior e amparo legal.

Outro diferencial é que o grupo Gerenciar oferece soluções personalizadas às instituições de ensino. Portanto, as universidades que optarem pelo sistema da empresa poderão contar com um serviço que se adéque às necessidades das funções administrativas e acadêmicas.

Não deixe para a última hora para se adequar à portaria 315 do MEC! Entre em contato conosco e acesse www.grupogerenciar.com.br e conheça as soluções oferecidas pela empresa.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.