Entenda como a gestão de arquivos impacta no seu negócio

Os arquivos de uma empresa são elementos de extrema importância, uma vez que reúnem todas as atividades, serviços executados e dados financeiros de clientes e da empresa em si, entre muitas outras informações relevantes para a história do negócio. Realizar a gestão de arquivos é essencial para mantê-los sempre em ordem, e otimizar a busca e o manuseio desses documentos, a fim de facilitar a rotina dos funcionários nesse setor.

Apesar de ser considerado como de importância secundária na empresa, o arquivo é fonte de informações importantes para a empresa, já que são esses documentos que carregam as premissas, os passos percorridos pela empresa, probatórios, informativos em relação aos dados econômicos da empresa, por exemplo, os de valor legal, jurídico, fiscal e administrativo, entre outros.

Importância da Gestão de arquivos

Para exemplificar a importância da gestão de arquivos, basta observarmos que um funcionário pode perder horas procurando um documento importante para o andamento de processos no setor de arquivos. Um papel em meio a muitos não é algo tão simples de ser achado. Tal perda de tempo acaba por desperdiçar dinheiro, já que os esforços dos funcionários serão focados em buscar documentos, ao invés de atuar em atividades que realmente geram lucro.

Além disso, a falta de organização desse setor acaba por ocupar espaços físicos importantes para a empresa, graças ao acúmulo desnecessário de documentos que findaram seu prazo legal e de guarda e que portanto não serão mais utilizados pelo negócio. Por isso, a gestão de arquivos deve atuar organizando, avaliando e regulando a acumulação dos documentos, destinando de forma legal o que deve permanecer no arquivo e o que pode ser eliminado.

Devido a importância da manutenção e organização desses documentos, separamos alguns exemplos de como a gestão de arquivos pode impactar a rotina da sua empresa. Confira!

Evita riscos para a segurança

A desorganização de documentos pode trazer alguns perigos para as informações neles contidas. Muitos dos documentos que são guardados em arquivos, carregam consigo dados muito relevantes, como fiscais, jurídicos, econômicos, dados de clientes, entre outros, e a perda de um deles pode ser prejudicial para a empresa.

Além disso, o risco de roubo de alguma dessas informações não é nulo, já que existem concorrências que apelam para todo o tipo de competição. Por isso, organizar esse setor por segmentos e assuntos, avaliando o que realmente é importante para permanecer no arquivo, é tão importante para a integridade desses documentos.

Evita a perda de tempo

Um arquivo desorganizado, com documentos soltos, sem uma lógica e divisão, acaba por exigir muito mais tempo e desgaste dos funcionários na busca por um só documento. Como tempo é dinheiro, os gastos nessa busca incessante só aumentam, já que essa ação por si só, porém o documento em mãos é fundamental para a tomada de decisão no âmbito administrativo, podendo evitar prejuízos legais.

Digitalização de documentos

Uma das estratégias mais recorridas atualmente para essa organização, é a digitalização dos documentos do arquivo, a fim de facilitar a busca e o acesso às informações requeridas. Manter os arquivos em ambiente digital pode representar uma tática mais eficiente e ágil para recuperar as informações dos arquivos de uma empresa.

Digitalizar os documentos em uma plataforma ou em nuvem são alternativas eficazes para otimizá-los em um só local. Assim, os funcionários e gestores conseguem achar os documentos muito mais rapidamente, filtrando de acordo com o nome e natureza do arquivo, possibilitando o tempo necessário para o foco nas atividades que geram os produtos e os rendimentos da empresa.

Ajuda na competitividade

Com os benefícios da organização de documentos descritos acima, o tempo dedicado para a melhoria nas atividades e na qualidade dos serviços, são intensificados, o que aumenta a competitividade da empresa no mercado. A falta de organização é capaz de prejudicar todo o andamento de um negócio. Por isso, a gestão de documentos é a melhor opção.

Tenha um diferencial na sua empresa! Entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa!