3 dicas para você escolher a melhor mídia para o backup dos seus arquivos

Com o uso de plataformas diferenciadas cada vez mais frequente na internet, o número de ataques cibernéticos aumentou consideravelmente. O que antes era apenas um facilitador para a comunicação e para o armazenamento de dados diversos, agora também é sinônimo de perigo para a integridade dessas informações. Por isso, fazer o backup dos dados mais importantes da empresa ou pessoais é de suma importância para a segurança dos mesmos.

Porém, saber como fazer esse backup e em qual mídia armazená-los de forma mais segura são dúvidas ainda frequentes entre as pessoas e instituições. São diversas as formas de armazenamento à disposição, como HD externo, CD, DVD, pen drive, nuvem, entre outras. Por isso, separamos cinco dicas de mídias eficazes que podem te ajudar nessa tarefa tão importante. Confira:

CD e DVD

Por serem as mídias com menos espaço disponível dentre as demais, os CDs vem perdendo espaço quando o assunto é backup. Em média, os mesmos suportam apenas 700 MB. Mesmo sendo a forma mais barata de armazenamento de dados, sua segurança não é exemplar, já que CDs podem se perder, além de sofrerem com arranhões e corrupção de dados com um mau uso.

O mesmo vale para o DVD, porém, este consegue armazenar até 4 GB de arquivos por um preço bastante similar ao CD. A insegurança dos dados também é a mesma do CD, o que os tornam mídias ultrapassadas diante de outras mais práticas e seguras.

HD externo e pen drive

O HD externo é o modo mais comum de realizar armazenamento. Isso porque a capacidade é muito superior às demais mídias, podendo suportar arquivos de um computador inteiro. Parecido com um pen drive, esta é uma mídia externa que também precisa de cuidado para ser guardada em um local seguro. Perder esse dispositivo também é fácil, por isso toda prevenção é pouca. Para sincronizar o HD ao seu computador é muito fácil, basta conectar o cabo USB do HD no computador e realizar o backup.

Já o pen drive, que é consideravelmente menor, tanto em capacidade como em tamanho físico, também é capaz de armazenar uma boa quantidade de dados, dependendo do tamanho disponível. Ambas as mídias, podem ultrapassar os 1000GB, ou 1TB de conteúdo, o que impacta no valor das mesmas.

Armazenamento em nuvem

Nesse sistema, é possível armazenar muitos arquivos de maneira gratuita e, caso você queira expandir a capacidade, pode pagar por isso. As plataformas de nuvem mais usadas pelos internautas são: OneDrive, Google Drive, iCloud, Dropbox, entre outros.

Também chamado dele “cloud computing”, o armazenamento em nuvem funciona como uma espécie de HD virtual. Nele, você consegue abrigar arquivos de vídeo, foto, documentos, planilhas e tudo o que precisar. Apesar de ser necessário pagar por uma capacidade maior de armazenamento, essa é a mídia mais segura para os seus dados, uma vez que todos eles estarão guardados em um local inacessível e que não pode ser perdido fisicamente como os demais.

Além disso, é possível criar pastas sincronizadas do seu computador com a nuvem, onde serão copiados todos os dados inseridos nas pastas. Ou seja, é um procedimento bem mais fácil, pois todo esse processo pode ser feito pelo mesmo computador, sem que seja necessário plugar ou instalar outros dispositivos para o backup.

Na Gerenciar, o sistema GED Gerenciar oferece soluções completas e seguras para o armazenamento de arquivos digitais da empresa. Os arquivos ficam armazenados em servidores seguros em diferentes locais e além de contar com o serviço de redundância, sendo assim, uma das mais seguras formas de armazenamento em nuvem, que permite cópias em vários Cloud Server sem o risco de perdas.

Tenha um diferencial em sua empresa! Entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções. Gerenciar: a inteligência documental que a sua empresa precisa.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Grupo Gerenciar

    Normalmente responde na hora

    Entre em contato através do whatsapp! Preencha o formulário e envie-nos uma mensagem.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.