Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
FALE CONOSCO

Gestão documental nos hospitais e suas responsabilidades

Gestão documental nos hospitais e suas responsabilidades
28 jan 2019
Arquivamento, Arquivar, Arquivo Digital, Digitalização, Documentos, GED Hospitais, GED/ECM, Gestão documental, Terceirização de documentos
Nenhum comentário

Avatar for Grupo Gerenciar Grupo Gerenciar

A gestão documental faz parte da rotina de muitas organizações, mas ela assume um caráter de urgência ainda maior no âmbito hospitalar, afinal, estamos falando do cuidado com vidas. As ações neste sentido são voltadas para ampliar a eficiência nas atividades de rotina dos hospitais, melhorar a administração interna e garantir a confidencialidade dos documentos produzidos.

É importante destacar que a tecnologia é a grande aliada na melhoria do fluxo de informação nas instituições hospitalares, provocando uma série de modernizações neste processo – incluindo a forma como essas informações são arquivadas. A gestão documental nos hospitais é estabelecida por lei, e nós vamos explicar quais são as responsabilidades dessas instituições nesta atividade.

A produção documental de uma instituição hospitalar é voltada para o atendimento das rotinas administrativas e de informações de seus pacientes. Neste sentido, é fundamental que estes documentos sejam organizados, armazenados e preservados da melhor forma possível.

Nos hospitais públicos, por exemplo, a informação se constitui como componente estrutural para a prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), seja para a disponibilização de tratamentos adequados ou propriamente no atendimento efetivo e humanizado a toda população.

Prontuário médico

O processo de gestão documental nos hospitais se inicia pelo prontuário do paciente. O prontuário médico basicamente é o acompanhamento da história da saúde de um indivíduo, no que diz respeito aos cuidados médicos prestados em seu favor. Esses dados são imprescindíveis para subsidiar a tomada de decisão dos médicos, favorecendo o bom atendimento à sociedade.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que os prontuários médicos em papel devem ser preservados por no mínimo 20 anos, enquanto os prontuários eletrônicos demandam de guarda permanente. É obrigação do hospital implementar uma política de guarda e sigilo do prontuário médico, na qual a gestão de documentos tem um papel fundamental.

A propósito, o prontuário eletrônico foi um dos primeiros frutos do avanço da tecnologia na gestão documental nos hospitais. Ao passo que a digitalização dos documentos favoreceu a otimização dos processos, trazendo agilidade no compartilhamento dos registros, fez-se necessário também o cuidado com a segurança desses documentos, afinal, tratam-se de informações sigilosas protegidas por lei.


Gerenciamento Eletrônico de Documentos

É inegável que a tecnologia trouxe qualidade no atendimento e agilidade para obter informações. Este processo aumentou a produtividade dos profissionais e até diminuiu alguns custos administrativos, como as impressões, por exemplo.

Desta forma, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) se estabeleceu como forma de modernizar essa atividade, garantindo eficiência na atualização da documentação, na interrupção do processo de deterioração dos documentos e na eliminação do risco de perda do acervo.

A automação e a otimização dos processos médicos e administrativos surgiram exatamente como forma de facilitar o cumprimento dessas obrigações. Um software GED permite que os documentos sejam armazenados eletronicamente, disponibilizando-os na internet em uma rede segura.

Entre os seus ganhos estão a digitalização e indexação dos documentos, garantindo agilidade na hora de obter informações; cópias de segurança e backup periódico; redução de gastos com impressão a partir dos documentos digitais; menor circulação de documentos entre sedes, pessoas e prédios; e acesso instantâneo através de computadores, celulares e tablets.

Acesso à informação

Organizar documentos de forma coerente e preservar a documentação produzida estão entre as responsabilidades de um hospital, mas a realidade nem sempre é desta maneira. Muitas instituições apresentam ausência de estrutura para a guarda dessa documentação, expondo-os em locais impróprios e sujeitando-os à deterioração, o que dificulta radicalmente a recuperação de prontuários.

Na contramão disso, o acesso à informação por meio digital tem ajudado de forma consistente a um bom desempenho de equipes médicas no trabalho de ajudar pessoas, acesso a prontuários médicos mais antigos, ficha de clientes para exames ou mesmo acesso à informação de equipes médicas para a resolução de questões simples.

Sendo assim, a gestão de documentos hospitalares passa a fazer parte do processo institucional, possibilitando a mensuração do procedimento através de indicadores de desempenho. Os procedimentos passam a ser integrados com as equipes assistenciais (eliminando as barreiras dos arquivos médicos) e, como resultado final, garantindo a satisfação dos pacientes e dos profissionais envolvidos.

Acreditação

Acreditação é um sistema de certificação da qualidade por um organismo independente especializado naquele setor, de forma que estimule a melhoria contínua e garanta a realização de todas as atividades com segurança.

A Organização Nacional de Acreditação, também conhecida como ONA, é a responsável pelo processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde nos hospitais que implementam programas de qualidade. Para o conseguir o certificado, os serviços devem garantir que os procedimentos médicos, assistências de saúde e a segurança da informação estão sendo feitos com excelência.

Desta forma, a gestão de documentos contribui no processo de acreditação, afinal, ela assegura que a informação produzida será bem gerenciada, garantindo a integridade, confidencialidade, autenticidade e rastreabilidade das informações, favorecendo a melhor distribuição dos espaços de guarda dos documentos, eficiência e rapidez nas atividades de rotina e controle do documento desde a sua produção até a destinação final.

Portanto, está claro que a responsabilidade dos hospitais na gestão de documentos assume um caráter muito mais complexo, pois ela não impacta somente nos procedimentos internos, mas sim na qualidade do atendimento à população. Desta forma, este compromisso com a sociedade não pode estar sujeito a erros ou falhas internas, sobretudo com as soluções tecnológicas que surgiram com o passar dos anos para modernizar a gestão de documentos.

A solução para a gestão documental nos hospitais

A Gerenciar é uma empresa de gestão de documentos que oferece consultoria, software GED/ECM, guarda de documentos, guarda de mídias de backups, digitalização de documentos, microfilmagem eletrônica de documentos e organização de arquivos.

A gestão dos documentos é feita através de estudos realizados na própria instituição, criando um Manual de Gestão Documental (MGD) específico para cada hospital e oferecendo um software próprio do Grupo Gerenciar, possibilitando assim uma customização para que a sua demanda seja sempre atendida.

Tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.

Continue lendo:

Gestão e Digitalização de Prontuário Médico: mais agilidade para clínicas e hospitais

PRV POST
NXT POST

Recommended Posts

Documentos Fiscais e Contábeis: Como o GED Ajuda na Organização e Compliance
Documentos Fiscais e Contábeis: Como o GED Ajuda na Organização e Compliance

24 abr 2025

5 Passos para Encontrar Documentos da sua Empresa Rapidamente
5 Passos para Encontrar Documentos da sua Empresa Rapidamente

27 mar 2025

GED para RH: Como Reduzir Papelada e Agilizar Processos de Admissão e Demissão
GED para RH: Como Reduzir Papelada e Agilizar Processos de Admissão e Demissão

26 fev 2025

Categorias

  • Arquivamento
  • Arquivar
  • Arquivo Digital
  • Digitalização
  • Documentos
  • Eventos
  • GED Acadêmico
  • Ged Contabil
  • Ged Contabilidade
  • GED Coopetativa de credito
  • GED Hospitais
  • Ged nas nuvens
  • GED/ECM
  • Gestão
  • Gestão documental
  • GSign – Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital
  • Microfilmagem
  • Organização
  • Sem categoria
  • Software
  • Tecnologia
  • Terceirização de documentos
  • Workflow

Posts Recentes

  • Documentos Fiscais e Contábeis: Como o GED Ajuda na Organização e Compliance
  • 5 Passos para Encontrar Documentos da sua Empresa Rapidamente
  • GED para RH: Como Reduzir Papelada e Agilizar Processos de Admissão e Demissão
  • Migração para GED: Como Planejar e Executar a Migração dos Seus Documentos
  • Fluxos de Trabalho Inteligentes: Como Automatizar Processos Repetitivos

Tags

arquivamento arquivar arquivodigital arquivos birodedigitalização BPMGerenciar CAIXADEASSISTENCIA CONTABIL contabilidade digital digitaliazação digitalização digitalizaçãodearquivos digitalizaçãodedocumentos digitalizaçãoempresas documentos documentosdigitais ECM empresa GED GEDAcadêmico GEDGerenciar gednasempresas gednasnuvens gednuvem gedparaempresas gerenciamentodedocumentos gerenciamentodocumental GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS gerenciamentoeletrônico Gerenciar gestão gestãodocumental Gestão eletrônica de documentos gestão estratégica de documentos GrupoGerenciar guarda guardadedocumentos organização SISTEMAGED software softwareged tecnologia workflow workflowged

O Grupo Gerenciar está há mais de 15 anos no mercado proporcionando soluções eficazes
voltadas para uma gestão completa do acervo documental de nossos clientes. De grande a pequenas empresas (incluindo empresas familiares), todas são beneficiadas pelos mais diversos serviços prestados.

  • Home
  • Quem Somos
  • Soluções
  • Clientes
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • AVISO DE PRIVACIDADE
  • Termos e Condições Gerais de Uso
  • Especificações Técnicas do Site
  • Política de Cookies

GERENCIAR INTELIGÊNCIA DOCUMENTAL © TODOS DIREITOS RESERVADOS
FEITO POR FORTRAM.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência, aprimorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo.
Você pode alterar suas configurações de cookies .
Para obter mais informações sobre os cookies que estamos usando, leia nossa Política de Cookies. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nosso Termo de Consentimento para Uso de Cookies.

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Cookies e Sua Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. Quando você visitar qualquer site da web, pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre você, suas preferências ou o dispositivo e é usado principalmente para fazer funcionar o site como você espera que ele. A informação não costuma identificá-lo diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada.

Porque nós respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nas categorias ao lado para saber mais e mudar as nossas configurações padrão. No entanto, alguns tipos de bloqueio de cookies pode afetar sua experiência no site e os serviços que são capazes de oferecer.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies são necessários para o site funcionar e não pode ser desligado em nossos sistemas. Eles são geralmente apenas um conjunto em resposta às ações feitas por você que ascendem a um pedido de serviços, tais como configurar suas preferências de privacidade, entrando ou preenchimento de formulários.

Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre estes cookies, mas algumas partes do site não vai, então, trabalhar. Esses 'cookies' não armazena nenhuma informação de identificação pessoal.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de Analytics

Cookies de análise e desempenho ajudam a coletar informações, monitorar eventos e analisar o tráfego em páginas, além de identificar a origem e entender o comportamento dos visitantes. As informações coletadas por esses cookies são utilizadas principalmente de forma agregada, para nos auxiliar na análise de resultados de performance dos websites do Grupo Gerenciar.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Cookies de Monitoramento

Cookies de monitoramento são utilizados para rastrear o comportamento online de uma pessoa. Essas informações nos ajudam a entender as suas preferências e os conteúdos que você mais gosta em nossos websites, e podem ser usadas para estratégias de marketing mais personalizadas de acordo com os seus interesses.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Política de Cookies

Política de Cookies 

Esta Política de Cookies aplica-se ao site https://grupogerenciar.com.br/ e seus subdomínios, de propriedade da PANGELUPI TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.208.241/0001-47, com sede na Rua Damasco, Quadra 38, Lote 16, S/N, Vila Mariana, Aparecida de Goiânia / GO, CEP: 74.938-090 (“Grupo Gerenciar”). 

Caso não concorde com o uso de Cookies da forma apresentada, você poderá: (I) ajustar as configurações de seu navegador de internet para não permitir o uso de Cookies ou (II) não acessar o site. 

Lembramos que desabilitar o uso de Cookies poderá impactar sua experiência ao navegar no site. 

Para quaisquer questões ou dúvidas sobre esta Política, você poderá entrar em contato através dos canais disponibilizados em nosso site https://grupogerenciar.com.br/. 

 1. O que são Cookies? 

Cookies são pequenos arquivos digitais em formato de texto que são armazenados no seu dispositivo (computador, smartphone, tablet etc.) pelo navegador de internet e que guardam informações relacionadas às suas preferências, como idioma preferido, localização, recorrência das suas sessões e outras variáveis que os desenvolvedores de site consideram relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente. 

2. Para que servem os Cookies? 

Os Cookies servem para aprimorar a sua experiência, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades e expectativas. Os Cookies também podem ser utilizados para realizar estatísticas anônimas que permitem entender como os visitantes utilizam o site, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo. 

3. Que tipo de Cookies o Grupo Gerenciar utiliza? 

Nós utilizamos dois tipos de Cookies no site: Cookies de Sessão e Cookies Persistentes. 

  • Cookies de Sessão: são os Cookies temporários que permanecem arquivados até que você saia do site ou encerre o navegador. 
  • Cookies Persistentes: são os Cookies que ficam armazenados no seu dispositivo até que sejam excluídos (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende do seu "tempo de vida" e das configurações do seu navegador de internet). São esses cookies que são utilizados nas visitas ao site, mostrando os conteúdos mais relevantes e personalizados de acordo com os seus interesses. 

Os Cookies (de Sessão ou Persistentes) podem ser categorizados de acordo com sua função: 

  • Cookies Estritamente Necessários: Permitem a navegação e utilização das aplicações, bem como acessar a áreas seguras do site. Sem estes Cookies, o site não funciona corretamente. 
  • Cookies Analíticos: Coletam dados estatísticos anônimos com a finalidade de analisar a utilização do site e seu respectivo desempenho. Esse tipo de cookie é essencial para mantermos uma performance positiva, como: entender quais são as páginas mais populares e verificar o motivo dos erros apresentados nas páginas. Esses cookies não coletam nenhum dado pessoal. 
  • Cookies de Funcionalidade: São utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais do site ou para guardar as preferências definidas pelo usuário ao navegar na internet, sempre que utilizar o mesmo dispositivo. 
  • Cookies de Publicidade: Direcionam a publicidade em função dos seus interesses, ajudando a medir o sucesso de aplicações e a eficácia da publicidade de parceiros.

4. Como desativar ou remover os Cookies? 

Você pode escolher rejeitar ou bloquear tipos específicos de cookies que não sejam essenciais para o funcionamento do Site, clicando nas preferências de cookies em nossa central de privacidade. 

Porém, se você rejeitar ou apagar a utilização de cookies obrigatórios e essenciais para o funcionamento do Site (alterando cookies diretamente no navegador), algumas das funções do Site poderão não funcionar corretamente e o Site, na sua próxima visita, poderá não lembrar quais cookies você desativou. Por exemplo, se você desativar o cookie que identifica o usuário. 

Dessa forma, ao utilizar o nosso Site sem apagar ou rejeitar os cookies obrigatórios, você concorda que podemos posicionar os cookies que você não apagou ou rejeitou nos seus dispositivos, para que o Site funcione normalmente e respeite a sua decisão.

5. Quais cookies são utilizados em nosso site? 

Abaixo você encontrará uma lista de cookies que utilizamos, com suas respectivas finalidades, categorias e duração: 

  • Cookies estritamente necessários 

Esses Cookies são necessários para o site funcionar e não pode ser desligado em nossos sistemas. Eles são geralmente apenas um conjunto em resposta às ações feitas por você que ascendem a um pedido de serviços, tais como configurar suas preferências de privacidade, entrando ou preenchimento de formulários. 

Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre estes cookies, mas algumas partes do site não vão, então, trabalhar. Esses 'cookies' não armazena nenhuma informação de identificação pessoal. 

Cookie Domínio Fornecedor Validade Categoria Descrição
quform_

session_

0061a4f

40b8483ed

e6688b6e

5a0f9343

grupo

gerenciar

.com.br

WordPress Até o navegador ser fechado Estritamente Necessários Utilizado para fornecer segurança e recursos no plug-in. O cookie Quform:

É um cookie de sessão (excluído quando o navegador fecha)

Armazena apenas um ID de sessão (nenhum dado pessoal é armazenado no cookie)

É necessário para fornecer segurança (proteção contra falsificação de solicitação entre sites)

É necessário para o bom funcionamento do plugin (por exemplo, verificar se a solução CAPTCHA estava correta)

_ga .grupo

gerenciar.

com.br

Google 2 anos Analíticos Utilizado para calcular seus dados de visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do nosso site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid .grupo

gerenciar.

com.br

Google 1 dia Analíticos

 

Utilizado para armazenar informações sobre como você utiliza nosso site, além de criar um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados o inclui no número de visitantes, sua fonte e as páginas que você visita anonimamente.
_gat .grupogerenciar.

com.br

Google 1 minuto Analíticos

 

Este cookie é instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
rdtrk .grupo

gerenciar.

com.br

RD Station 1 ano Analíticos

 

Utilizado pelo RD Station para manter uma lista de todas as páginas que você acessou dentro do nosso domínio antes mesmo da conversão.
_rdtrk .rdstation.

com.br

RD Station 9 anos 2 meses Analíticos

 

Utilizado pelo RD Station para manter uma lista de todas as páginas que você acessou dentro do nosso domínio antes mesmo da conversão.
__trf.src .grupo

gerenciar.

com.br

RD Station 1 ano Analíticos

 

Usado pelo RD Sation para guardar a referência da origem da sua visita ao site.
moove_gdpr_

popup

grupo

gerenciar.

com.br

Moove Agency 1 ano Funcionalidade Utilizado para armazenar preferências de consentimento de cookies. Os dados coletados por essa funcionalidade são utilizados para atualizar nossa política de cookies, exibir serviços que definem cookies específicos ou contribuir para nosso esforço na criação de transparência na Internet.

 

_gac_UA-

80302154-1

.grupo

gerenciar.

com.br

Google 90 dias Publicidade Utilizado para medir a atividade do usuário e o desempenho das campanhas publicitárias.
_gcl_aw .grupo

gerenciar.

com.br

Google 90 dias

 

Publicidade Utilizado para medir o desempenho de anúncios e campanhas publicitárias, assim como as taxas de conversão de anúncios do Google em nosso site quando você acessa.
_gcl_au .grupo

gerenciar.

com.br

Google 90 dias

 

Publicidade Utilizados pelo Google AdSense para experimentar a eficiência da publicidade em nosso site usando seus serviços. É o primeiro cookie primário para a funcionalidade “Conversion Linker” – ele coleta informações em cliques de anúncio e armazena-as em um cookie primário para que as conversões possam ser atribuídas fora da página inicial.

6. Gerenciamento dos Cookies 

A instalação dos cookies está sujeita ao seu consentimento. Apesar da maioria dos navegadores estar inicialmente configurada para aceitar cookies de forma automática, você pode rever suas permissões a qualquer tempo, de forma a bloqueá-los, aceitá-los ou ativar notificações para quando alguns cookies forem enviados ao seu dispositivo.  

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, será requerida a sua concordância com a instalação destes. Apenas após a sua aceitação eles serão ativados. 

Para tanto, utilizamos um sistema de (banner de informações ou outro mecanismo que alerta e solicita o consentimento) na página inicial de (nome empresarial). Dessa maneira, não apenas solicitamos sua concordância, mas também informamos que a navegação continuada em nossos sites será entendida como consentimento.  

Como já dito, você pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Você também pode configurá-los caso a caso. Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma. 

Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies. 

Você pode acessar tutoriais sobre o tema diretamente nos links abaixo: 

Se você usa o Internet Explorer. 

Se você usa o Firefox. 

Se você usa o Safari. 

Se você usa o Google Chrome. 

Se você usa o Microsoft Edge. 

Se você usa o Opera.

7. Disposições Finais 

Para o Grupo Gerenciar, a privacidade e confiança são fundamentais para a nossa relação com você. Estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança  

Assim, reservamo-nos o direito de alterar esta Política de Cookies a qualquer tempo. As mudanças entrarão em vigor logo após a publicação, e você será avisado. 

Ao continuar a navegação nas nossas aplicações após essa mudança se tornar eficaz, você concorda com elas. Aconselhamos que você sempre verifique esta Política, bem como a nossa Política de Privacidade. 

Em caso de dúvidas sobre esta Política de Cookies, entre em contato conosco pelo e-mail: dpo@grupogerenciar.com.br 

Esta Política de Cookies foi atualizada pela última vez em: 10/11/2022.