Segurança da informação: da importância à aplicação na gestão documental da sua empresa

A informação é um dos ativos mais importantes de uma organização. Afinal, o sucesso e a competitividade de uma empresa dependem diretamente dela. E com o avanço da tecnologia na modernização de processos, a proteção desses dados é fundamental. Por isso, atualmente é indispensável que uma empresa invista em segurança da informação.

A necessidade de uma política de segurança

As vulnerabilidades estão presentes em todos os sistemas da informação. Não faltam exemplos de falhas de empresas com relação à segurança da informação de seus clientes. O mais emblemático deles, claro, é o esquema ilícito do uso de dados pessoais de 50 milhões de usuários do Facebook por parte da Cambridge Analytica.

O conjunto de dados foi usado pela empresa para manipular a opinião pública em eventos políticos, como o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia e as eleições norte-americanas.

Os pilares da segurança da informação

Como a evolução das tecnologias é um caminho sem volta, há uma responsabilidade cada vez maior sobre a proteção dos dados, sobretudo aqueles mantidos no meio digital. Logo, a segurança da informação pode ser vista como um conjunto de métodos que protege a informação de diversos tipos de ameaças.

As ações da segurança de informação estão baseadas em quatro princípios: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

• Confidencialidade: assegurar o sigilo das informações apenas a usuários autorizados através de níveis de permissão;
• Integridade: impedir a modificação não autorizada dos dados;
• Disponibilidade: garantir que a informação esteja disponível sempre que usuários legítimos necessitem;
• Autenticidade: certificar-se que o usuário é legítimo através de ferramentas de autenticação.

A aplicação da segurança da informação na gestão documental

A rotina de uma empresa naturalmente produz uma grande quantidade de documentos. São informações sigilosas, e sabemos que toda informação é fundamental para a tomada de decisões, definição de estratégias e identificação de ameaças.

Claro, o próprio processo de gestão de documentos contribui para a segurança, ao preservá-los e organizá-los de uma forma lógica e eficiente. Mas, para que essas informações não caiam nas mãos erradas, é preciso aliar a gestão de documentos à gestão de riscos.

Quanto às ameaças digitais, é fundamental que uma empresa otimize e automatize o gerenciamento de documentos com um software de GED/ECM, o famoso Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Benefícios do software

O Grupo Gerenciar possui um sistema próprio, que oferece uma oportunidade de maior segurança nos quesitos guarda e software. Nossa solução permite a criação de níveis de acesso a cada documento, que podem ser concedidos a um grupo ou a um único usuário.

Também oferecemos o controle de versão, isto é, a exibição de todas as modificações feitas em um documento, além do desenvolvimento da assinatura digital, que confere a autenticidade do usuário antes de ter acesso aos dados. Assim, você estará absolutamente seguro na transposição de documentos para o meio digital.

Garanta a proteção dos seus dados

A Gerenciar é uma empresa preocupada com a segurança da informação. A confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade são primordiais para o sucesso da empresa.

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