Cooperativas de crédito: saiba como aumentar confiança dos seus clientes

As cooperativas de crédito são organizações que tem na confiança a base para o seu funcionamento. É fundamental que os clientes tenham sempre o máximo de confiança de que os líderes e criadores da cooperativa irão tomar as melhores decisões, e que seu dinheiro estará muito bem cuidado dentro da cooperativa, de modo que todas as vantagens possam ser muito bem aproveitadas. Por isso, é fundamental que a confiança dos clientes na cooperativa sempre seja a maior possível. Como então, aumentar essa confiança?

A participação como motor para a confiança

A participação de todos é um dos principais motores para o crescimento das cooperativas, por conta da confiança que ela recebe. Como os clientes são participantes diretos do processo de tomadas de decisão, do planejamento e do destino da organização, a confiança é muito maior. Ao ser parte do processo você sabe para onde a instituição caminha e tem uma maior certeza de que nada é feito sem que você saiba o motivo.

Isso é fundamental para um dos principais propósitos das cooperativas de créditos: trazer pessoas que, muitas vezes, não conseguem fazer parte do sistema financeiro do país. Em pequenas cidades, em que não existem bancos, as cooperativas podem ser a única opção. Por isso, a confiança é essencial.

De acordo com presidente da Confederação Brasileira de Cooperativismo de Crédito, em 2016, eram mais de 700 cidades no país em que essa era a única opção.

O crescimento das Cooperativas de crédito

O maior desafio que as cooperativas enfrenta atualmente é alcançar o maior crescimento. Isso é benéfico para todos, visto que trazer mais pessoas para participar da economia faz com que ela cresça. Para isso, alguns aspectos têm um papel primordial.

O primeiro é a comunicação, as cooperativas precisam fazer com que as pessoas saibam da sua existência, além das suas vantagens e de que este trabalho é muito seguro. É preciso usar a segurança como um grande chamativo para as cooperativas, visto que o medo de compartilhar informações financeiras e lidar com um assunto tão delicado ainda é grande. A confiança é um passo chave para gerar esse crescimento.

Para crescer e aparecer, as cooperativas precisam investir em formas mais eficientes e seguras de gerir os documentos de todos os envolvidos.

A segurança dos documentos nas Cooperativas de crédito

Além disso, a confiança na cooperativa de crédito surge da segurança e do cuidado com os documentos de todos os clientes, e de todos os possíveis clientes. O Banco Central do Brasil tem uma lista de exigências que são requisitos para a implementação da cooperativa.

Por exemplo, a autorização para o funcionamento deve ser enviada para o BC até 90 dias da data da assembleia que irá ser convocada para determinar os pontos mais importantes, como o Estatuto Social da mesma. Esse prazo pode até ser prorrogado por mais 90 dias em casos especiais.

Então, essa autorização é emitida em caráter indeterminado e sem ônus. O problema então, surge em fazer o envio de toda documentação necessária para o BC, sem problemas e no momento adequado. Para isso, uma gestão documental com opções digitais, é fundamental para garantir a segurança dos documentos necessários para a abertura da cooperativa.

Assim como a sua manutenção, o Estatuto Social é um documento fundamental que deve seguir o modelo estabelecido pelo BC. Este deve ser guardado com bastante capricho, e estar disponível para a consulta dos líderes da cooperativa e de seus membros. Por isso, a gestão documental é fundamental para a manutenção, a segurança e a integridade desses documentos.

Porém, a confiança surge também, e principalmente, da relação da cooperativa com os documentos de seus possíveis associados. Saber que os seus documentos serão bem gerenciados e protegidos é uma forma de deixar os clientes muito mais a vontade ao estabelecer uma relação com uma cooperativa.

Isso fica claro ao avaliar os documentos pedidos para a inclusão em uma cooperativa. Isso pode variar de acordo com cada uma, mas a lista de documentos pedidos é grande. Para pessoas físicas são pedidas:

  • CPF e RG do titular e do cônjuge;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovantes de renda e residências;
  • Documentos de bens;
  • Contas Conjuntas.

Todos esses documentos são extremamente delicados, e a cooperativa precisa cuidar deles ao máximo. Para CNPJ, a lista de possíveis documentos também é grande e delicada:

  • Contrato Social;
  • CNPJ;
  • Inscrição estatal;
  • Faturamento;
  • Balanços e Alvará;
  • Declaração do IR.

Existem ainda as informações pessoais dos sócios, procuradores e seus cônjuges. Para certas associações e condomínios, que também podem fazer parte de cooperativas, os documentos também podem ser bem pessoais, e com informações financeiras delicadas. Portanto, é preciso exercer o máximo de cuidado.

Essa prática gera mais segurança no controle de informações, tornando o acesso mais rápido e flexível, facilitando também a tomada de decisões. Fazendo com que a confiança não seja apenas na segurança e proteção da cooperação, mas também na sua capacidade de funcionamento.

Os benefícios da gestão documental para Cooperativas de crédito

A gestão documental é uma solução que vem sendo adotada por empresas de diversos setores. As cooperativas de crédito também podem aproveitar ainda mais esses benefícios para modernizar a sua gestão, tomar melhores decisões, trazer mais segurança e atrair mais clientes.

Dentre os principais benefícios de uma gestão documental eficiente, com a utilização de documentos no formato digital estão:

  • Maior preservação e segurança dos arquivos, gerando uma maior confiança por parte dos clientes;
  • Acesso restrito a pessoas com credencial, porém versátil o suficiente para ser visto de qualquer lugar;
  • Mais facilidade na gestão de documentos, facilitando o trabalho e aumentando a produtividade;
  • Sistema simples de usar e com fácil manuseio.

O Grupo Gerenciar oferece um serviço completo de gestão documental, perfeito para as cooperativas. Nosso sistema pode trazer tudo que você precisa, com mais foco em segurança e aumentando a confiança dos clientes nos serviços das cooperativas. Essa é uma ótima forma de crescer, e de se tornar ainda mais produtivo e eficiente. Portanto, se quiser conhecer mais sobre como funciona a gestão e guarda documental para as cooperativas, conheça o sistema da Gerenciar.

Tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.