Certificado Digital: O Que É E Como Funciona?

O certificado digital está sendo cada vez mais incluído nos procedimentos de empresas e instituições. Isso porque as ferramentas digitais já se mostraram muito eficientes nos últimos tempos, tornando-se quase imprescindíveis.

Para todas as empresas que desejam apostar em gestão – e, consequentemente, no seu próprio desenvolvimento – escolher por essa praticidade é algo realmente interessante.

Apesar de muito útil, não são todos os empreendedores que sabem exatamente do que se trata tal certificado e nem quais são as vantagens de optar por essa metodologia.

Nesse artigo será falado um pouco mais sobre o assunto e sobre como a digitalização pode facilitar a vida da empresa.

Certificado digital: o que é

A primeira coisa que deve ser pontuado, obviamente, é sobre a própria definição de certificado digital. Esse certificado nada mais é do que um documento eletrônico que estabelece um caminho público para as empresas e pessoas.

Com ele é possível realizar emissões de notas fiscais eletrônicas, gerenciamento de documentos, dentre outras coisas.

De forma mais clara, esse certificado assemelha-se a uma identidade eletrônica, tanto para empresas quanto para pessoas. É uma identidade no mundo cibernético, como se fosse um CNPJ ou um CPF.

Nem sempre esse certificado pode ser usado em vários pontos ao mesmo tempo, isso depende da própria certificadora. Dessa forma, é importante que o requerente já informe isso logo no início.

SSL, criptografia e assinatura digital

Há um protocolo chamado Secure Socket Layer, conhecido como SSL. Esse protocolo tem como função assegurar que as informações e dados que circulam pela internet estejam seguros.

Há a criptografia das informações e é isso que impede que usuários estranhos acessem informações sigilosas.

Sendo assim, o certificado digital com tecnologia SSL é muito seguro e tanto a empresa quanto as pessoas podem ficar despreocupadas.

A assinatura digital funciona da mesma maneira, sendo assegurada pelo sistema de criptografia.

O que as ferramentas podem fazer pela empresa

Hoje em dia as tecnologias são diversas e estão presentes em todos os lugares, principalmente nas empresas. E isso não é para menos, elas vêm como forma de otimizar todos os processos.

É importante refletir que há coisas que poucos entendem o quão importante e prático são, como o próprio certificado e a digitalização de documentos.

Sobre esse último, é fundamental para a empresa – ou até mesmo instituições – digitalizar todos os documentos. Isso traz diversos benefícios à empresa e aos seus clientes.

Além de diminuir o volume de papel já existente e todos os documentos que estão por vir, digitalizar todos esses documentos ajuda diretamente na gestão da empresa.

Qualquer tipo de informação pode – e deve – ser armazenada. Documentos internos, externos, dados de clientes, dentre outras coisas. O certificado digital somado à digitalização de documentos é um grande diferencial.

Certificado digital: Conheça o Grupo Gerenciar

O Grupo Gerenciar é uma empresa que realiza diversos serviços, dentre eles, a digitalização de documentos com a utilização de certificação digital. A equipe conta com profissionais qualificados para alinhar as ferramentas digitais aos interesses da empresa.

Perceber que as ferramentas digitais são fundamentais é um grande passo, no entanto, também é preciso entender que essa transição não deve ser feita por qualquer pessoa. Isso deve ser feito por profissionais especializados no assunto.

O processo pode parecer intuitivo, mas não é. É necessário digitalizar todas as informações, e aplicar a certificação digital (tudo isso de forma segura e criptografada) e, além disso, organizar tudo isso de forma fácil e acessível.

Para todas as empresas que desejam crescer, o Grupo Gerenciar realiza a digitalização de documentos com a aplicação do certificado digital. Na plataforma online há mais informações, assim como o contato da equipe.

Obs.: o Certificado Digital é feito com uma Autoridade Certificadora Credenciada, nós apenas fornecemos os serviços de digitalização e  assinatura digital para você utilizar o certificado.

Deixe um comentário