Digitalização de documentos da área de recursos humanos

A digitalização de documentos da área de Recursos Humanos não é algo muito recorrente nas empresas, assim como nas outras áreas também. No entanto, essa metodologia está ficando cada vez mais popular.

Hoje, há diversas ferramentas que ajudam no desenvolvimento da empresa como um todo, sempre pensando em uma gestão mais eficiente. Sobre “gestão”, essa é a palavra-chave para o sucesso de qualquer empresa.

Há gestão de processos, vendas, qualidade, enfim, em absolutamente todas as áreas dentro de uma empresa. Com a digitalização de documentos não seria diferente.

Mas, de fato, qual é a importância e resultados em optar pela digitalização? Esse artigo traz informações importantíssimas para todas aquelas empresas que desejam crescer.

A necessidade da digitalização de documentos da área de Recursos Humanos

A digitalização de documentos da área de Recursos Humanos chega a ser necessária, quanto a isso não restam dúvidas.

Um exemplo bem simples do dia a dia de uma empresa: cada funcionário possui o seu contrato, seus benefícios, bônus, horas extras, banco de horas, ficha cadastral, enfim, diversos itens que sempre devem estar organizados.

Imagine aqueles empregados que estão na empresa há anos? O volume de documentos é enorme, sem contar que esses registros farão parte da maior vida profissional do empregado.

Como proceder caso esses documentos sejam perdidos? Ou caso seja necessário encontrar uma informação de dez anos atrás e que não é encontrada por falta de documentação (isso se o papel ainda existir)?

É aí que entra a importância da digitalização de documentos da área de Recursos Humanos. Todos os documentos são digitalizados, reconhecidos e arquivados de maneira segura.

Muitos ainda têm o pensamento retrógrado de que o meio digital é perigoso, que pode ser acessado por hackers ou até mesmo dar um “pani” no sistema e tudo se perder.

No entanto, essa ideia está totalmente obsoleta. Primeiro, os sistemas de segurança disponíveis hoje em dia são de alto nível e, além do mais, normalmente não estão vinculados à internet.

Os arquivos também são armazenados na nuvem, possibilitando que eles sejam resgatados mesmo quando – por algum motivo – eles tenham sido excluídos.

Fato ambiental: um detalhe importante

O “ecologicamente correto” está fazendo parte das empresas cada vez mais. Imaginar a quantidade de papel gerado na documentação de todas as empresas do mundo é algo praticamente inimaginável à nossa realidade.

Esse é outro ponto interessante da digitalização dos documentos. O fato de se tornarem digitais, evitando o documento físico, faz com que a corporação economize grande quantidade de papel.

Se todas as empresas optassem por isso, com toda a certeza a quantidade de árvores cortadas para virar papel seria diminuída.

Digitalização de documentos da área de Recursos Humanos: onde fazer

É claro que, por mais que uma empresa seja pequena e familiar, fazer a digitalização de documentos da área de Recursos Humanos sozinho e sem experiência é praticamente impossível. É aí que entra o Grupo Gerenciar.

A Gerenciar é uma empresa especializada em digitalização de documentos. Não apenas na área de Recursos Humanos, mas para qualquer área (afinal, organização e gestão de documentos é importante para todos).

O melhor é que a digitalização é apenas o PRIMEIRO passo. A Gerenciar também organiza todos os documentos de forma personalizada.

O resultado? Qualquer busca por documentação fica otimizada e em apenas alguns segundos é possível encontrar exatamente o que queria. Não serão mais necessárias horas e horas procurando documentos.

Para saber mais sobre a Gerenciar e sobre a digitalização de documentos da área de Recursos Humanos entre em contato com o Grupo Gerenciar.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa!

Deixe um comentário