Tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal de Serviço

Nota Fiscal de Serviço (NFS) é um documento que deve ser emitido por todas as empresas que prestam algum tipo de serviço no município no qual esteja sediada.

Para isso, entretanto, existem regras específicas que são estipuladas pela prefeitura de cada cidade e que devem ser observadas para evitar problemas.

Desta forma, a NFS deve conter todas as informações sobre a venda ou prestação de serviços. Entre elas estão os dados do prestador e do contratante, o valor do serviço feito, e outras informações que possibilitam o levantamento, verificação e cobrança dos Impostos sobre Serviços (ISS).

É importante ressaltar que cada município tem legislação própria e pode estabelecer os meios de emissão das NFS, podendo ser feita de maneira eletrônica (NFS-e) ou manual.

Tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal de Serviço

Você deve emitir Nota Fiscal de Serviços?

 

Todas as empresas que prestam algum tipo de serviço e o recolhem ISS (Imposto sobre Serviços) devem obrigatoriamente emitir a Nota Fiscal de Serviço.

A definição da forma de recolhimento deste imposto é de responsabilidade dos municípios onde as empresas prestadoras de serviços estão sediadas.

Grande parte das cidades brasileiras já aderiu à emissão eletrônica das notas fiscais, inclusive as de serviços, ou NFS-e. Este processo aumenta a transparência e a fiscalização e diminui a burocracia, tornando-o mais eficaz tanto para o governo, quanto para os empresários.

 

Em linhas gerais a NFS-e é um comprovante digital que substitui as notas fiscais impressas. Ele funciona da mesma forma que os documentos em papel: contem os dados da prestação de serviços e fornece as informações para a verificação e cobrança do ISS.

 

Para aderir à emissão da NFS-e é preciso se certificar que a sua cidade conta com este tipo de serviço. Também é importante que o empresário se informe sobre a obrigatoriedade de utilizar uma Certificação Digital.

Tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal de Serviço

Como emitir uma nota de serviços eletrônica

Para que seja possível a emissão de uma NFS-e é preciso que o seu negócio tenha um Certificado Digital. Este tipo de certificação, geralmente é oferecida pela prefeitura onde a empresa está sediada.

Em cidades onde isso não ocorre, o empreendedor pode obter um Certificado Digital junto a uma Entidade Certificadora habilitada pela ICP-Brasil. Esta ferramenta consiste num arquivo digital que reúne todos os dados do prestador de serviço.

Através do Certificado Digital, o empresário tem uma assinatura digital que acompanha cada nota que ele emite. Este procedimento oferece mais segurança, confiabilidade e rapidez na rotina das empresas.

Os micro e pequenos empreendedores podem emitir a nota de serviço diretamente através do site das Secretarias da Fazenda. É necessário apenas que se faça o cadastro no sistema, fornecendo o CNPJ da empresa e a sua inscrição municipal.

 

Benefícios da NFS-e

 

A NFS-e é uma ferramenta para agilizar os processos e o dia a dia das empresas, empreendedores e consumidores. Ao automatizar o sistema de emissão de notas fiscais você:

  • Diminui a burocracia;
  • Aumenta a transparência da sua empresa;
  • Corta custos com armazenamento e impressão;
  • Agiliza processos e ganha tempo.

 

Além disso, o armazenamento dos dados dos clientes e serviços prestados possibilita que você tenha acesso aos cálculos do ISS, que são realizados automaticamente, oferecendo maior controle sobre os seus custos operacionais.

 

A emissão da nota fiscal de serviço eletrônica também pode ser integrada a sistemas empresariais e softwares desenvolvidos para a gestão documental da sua empresa. Para saber mais sobre este assunto, conheça a GERENCIAR.

 

Deixe um comentário