0800 006 5700
  • Acesso do Cliente
Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
FALE CONOSCO
0800 006 5700
  • Acesso do Cliente
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
  • Acesso do Cliente
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
FALE CONOSCO

Gerenciamento de documentos: conheça as melhores práticas

Gerenciamento de documentos: conheça as melhores práticas
30 abr 2021
Arquivamento, Arquivar, Arquivo Digital, Digitalização, Documentos, GED Acadêmico, Ged Contabil, Ged Contabilidade, GED Coopetativa de credito, GED Hospitais, Ged nas nuvens, GED/ECM, Gestão documental, Organização, Software, Tecnologia, Terceirização de documentos
Nenhum comentário

Avatar for Grupo Gerenciar Grupo Gerenciar

O gerenciamento de documentos consiste em um conjunto de práticas que visa a organização e controle dos arquivos documentais e a preservação adequada das informações que fazem parte de uma instituição. Como sabemos, todo ambiente corporativo produz uma quantidade considerável de documentos.

Organizar todos esses registros de maneira eficiente certamente representará um grande desafio, porém os resultados serão extremamente benéficos e satisfatórios para a sua empresa, proporcionando agilidade na localização dos documentos, segurança jurídica e redução de custos.

Para que isso aconteça, entretanto, é necessário estimular boas práticas administrativas, algo inerente a qualquer processo de uma gestão verdadeiramente assertiva. Mesmo em menor escala, ainda há negligência do empresariado em torno da gestão de documentos, o que traz sérios riscos para qualquer negócio.

fale conosco

Melhores práticas para o gerenciamento de documentos da sua empresa

Para que a gestão de documentos realmente facilite a vida da sua empresa, nós vamos lhe apresentar as melhores práticas aplicáveis ao seu acervo e às rotinas do seu trabalho, com foco na eficiência e nos resultados. Confira:

Digitalização dos documentos

Os avanços tecnológicos revolucionaram as rotinas de praticamente todos os serviços, inclusive na gestão de arquivos. Neste contexto, a digitalização de documentos se tornou uma das melhores soluções disponíveis para esse tipo de gestão.

Além de dinamizar o acesso às informações documentais (ao alcance de uma simples pesquisa em um software), a gestão eletrônica de documentos ainda reduz a utilização de papel, contribuindo para o meio ambiente e para o seu bolso, já que as cópias e impressões de documentos envolvem custos. Os documentos digitalizados e certificados com ICP-Brasil (assinatura digital) de acordo com a legislação vigente (Lei 13.874/2019, Decreto 10.278/2020 e MP 2200-2/2001) recebem todo o respaldo jurídico para substituir o documento original e consequentemente eliminá-lo. Saiba mais.

Tenha um espaço organizado

Para garantir o controle de todo o acervo da empresa e ter eficiência na localização e acesso aos documentos o mínimo que sua empresa precisa dispor é de um espaço exclusivo e organizado, com padrões de armazenagem bem definidos.

Há situações, por exemplo, em que você precisa consultar e apresentar informações documentais para agentes fiscalizadores. Mas se o seu espaço de arquivo se assemelhar a um depósito, com pilhas de documentos simplesmente jogados, você corre risco de perder tempo e dinheiro.

É preciso estabelecer critérios, com prateleiras bem identificadas e separação inteligente através de categorias e subcategorias.

Uma outra opção, que têm se mostrado bastante viável é a terceirização da guarda dos documentos físicos, onde uma empresa especializada armazena os arquivos, aplicando conforme o contrato firmado entre ambas, todo o tratamento arquivístico definido pela gestão dos documentos.

Atenção para a temporalidade dos documentos

Uma boa gestão de documentos também engloba a temporalidade deles, ou seja, o período em que é obrigatório armazená-lo tanto em meio físico quanto em ambiente digital. Extratos bancários, por exemplo, devem ser armazenados por cinco anos. Já os documentos que comprovam quitações com a Previdência precisam ser mantidos por 30 anos.

Um serviço bastante requisitado pelas empresas é a criação de um plano de classificação e a tabela de temporalidade. Este material que garante a segurança jurídica para a eliminação dos documentos não vigentes pode ser desenvolvido tanto por uma empresa especializada como o Grupo Gerenciar, como pela consultoria de um profissional arquivista, juntamente com os departamentos responsáveis pelo documento, considerando além da legislação específica para cada documento, também as pendências legais e judiciais envolvendo os registros.

Tecnologias voltadas para a gestão de documentos

Um recurso fundamental que garante a eficiência de qualquer empresa ou instituição na gestão de seu acervo é a adoção de um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GE.

Os melhores softwares de mercado (como o Sistema Gerenciar) possuem ferramentas com tecnologia voltadas para o rastreamento físico e eletrônico de todos dos documentos, digitalização e armazenamento digital, assinaturas eletrônicas e digitais, além de automatização de rotinas de trabalho (Fluxo de trabalho – Workflow), onde os registros são incorporados ao ambiente digital onde passarão a tramitar de forma virtual e automatizada entre os departamentos e equipes da empresa, com total segurança, eficiência e produtividade.

Políticas de uso – melhores práticas no gerenciamento de documentos

Também é fundamental ter processos bem definidos quanto ao uso e transporte de documentos. Ou seja, o acesso a determinados arquivos deve estar diretamente ligado à hierarquia estabelecida na organização.

Isso é ainda mais fácil de ser controlado no meio digital por sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos, onde é possível definir níveis de acesso desde um colaborador comum até o líder da empresa. Esse tipo de política de uso promoverá mais segurança em termos de desaparecimentos ou deteriorações de documentos.

Tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.

Continue lendo:

  • COMO O GERENCIAMENTO DE DOCUMENTOS MINIMIZAM AS PERDAS?
  • Organização e controle de documentos: como realizá-los com eficiência?
  • Decreto nº 10.278/2020 estabelece requisitos para a digitalização de documentos


#gestãodenotasfiscais #sistemaGED arquivodigital birodedigitalização BPMGerenciar certificaçãodigital digital digitaliazação digitalização digitalizaçãodearquivos digitalizaçãodedocumentos digitalizaçãoempresas documentosdigitais GED Ged Contabil GEDAcadêmico GEDGerenciar gednasempresas gednasnuvens gednuvem gedparaempresas GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS gerenciamentodedocumentos gerenciamentodocumental gerenciamentoeletrônico Gerenciar gerencimento Gestão eletrônica de documentos gestão estratégica de documentos gestãodocumental GrupoGerenciar softwareged workflow
PRV POST
NXT POST

    Recommended Posts

    Gerenciamento de Arquivos Inativos: como organizar o da sua empresa
    Gerenciamento de Arquivos Inativos: como organizar o da sua empresa

    26 jul 2022

    Principais recursos para o gerenciamento de documentos eficiente
    Principais recursos para o gerenciamento de documentos eficiente

    27 jun 2022

    A digitalização da gestão de documentos e das rotinas administrativas nas empresas
    A digitalização da gestão de documentos e das rotinas administrativas nas empresas

    16 Maio 2022

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Categorias

    • Arquivamento
    • Arquivar
    • Arquivo Digital
    • Digitalização
    • Documentos
    • Eventos
    • GED Acadêmico
    • Ged Contabil
    • Ged Contabilidade
    • GED Coopetativa de credito
    • GED Hospitais
    • Ged nas nuvens
    • GED/ECM
    • Gestão
    • Gestão documental
    • GSign – Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital
    • Microfilmagem
    • Organização
    • Sem categoria
    • Software
    • Tecnologia
    • Terceirização de documentos
    • Workflow

    Posts Recentes

    • Gerenciamento de Arquivos Inativos: como organizar o da sua empresa
    • Principais recursos para o gerenciamento de documentos eficiente
    • A digitalização da gestão de documentos e das rotinas administrativas nas empresas
    • O Gerenciamento eletrônico de documentos no processo de adequação à LGPD
    • Gerenciamento de documentos e processos para operadoras de planos de saúde

    Tags

    arquivamento arquivar arquivodigital arquivos birodedigitalização BPMGerenciar CAIXADEASSISTENCIA CONTABIL contabilidade digital digitaliazação digitalização digitalizaçãodearquivos digitalizaçãodedocumentos digitalizaçãoempresas documentos documentosdigitais ECM empresa GED GEDAcadêmico GEDGerenciar gednasempresas gednasnuvens gednuvem gedparaempresas gerenciamentodedocumentos gerenciamentodocumental GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS gerenciamentoeletrônico Gerenciar gestão gestãodocumental Gestão eletrônica de documentos gestão estratégica de documentos GrupoGerenciar guarda guardadedocumentos organização SISTEMAGED software softwareged tecnologia workflow workflowged

    O Grupo Gerenciar está há mais de 12 anos no mercado proporcionando soluções eficazes
    voltadas para uma gestão completa do acervo documental de nossos clientes. De grande a pequenas empresas (incluindo empresas familiares), todas são beneficiadas pelos mais diversos serviços prestados.

    • Home
    • Quem Somos
    • Soluções
    • Clientes
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
    • TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
    • ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SITE

    GERENCIAR INTELIGÊNCIA DOCUMENTAL © TODOS DIREITOS RESERVADOS
    FEITO POR FORTRAM.

    Grupo Gerenciar

    Normalmente responde na hora

    Entre em contato através do whatsapp! Preencha o formulário e envie-nos uma mensagem.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

    Você pode alterar suas configurações de cookie clicando aqui.

    Powered by  GDPR Cookie Compliance
    Visão geral da privacidade

    Cookies e Sua Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. Quando você visitar qualquer site da web, pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre você, suas preferências ou o dispositivo e é usado principalmente para fazer funcionar o site como você espera que ele. A informação não costuma identificá-lo diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada.

    Porque nós respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nas categorias ao lado para saber mais e mudar as nossas configurações padrão. No entanto, alguns tipos de bloqueio de cookies pode afetar sua experiência no site e os serviços que são capazes de oferecer.

    Cookies estritamente necessários

    Esses cookies são necessários para o site funcionar e não pode ser desligado em nossos sistemas. Eles são geralmente apenas um conjunto em resposta às ações feitas por você que ascendem a um pedido de serviços, tais como configurar suas preferências de privacidade, entrando ou preenchimento de formulários.

    Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre estes cookies, mas algumas partes do site não vai, então, trabalhar. Esses 'cookies' não armazena nenhuma informação de identificação pessoal.

    Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

    Cookies de Analytics

    Cookies de análise e desempenho ajudam a coletar informações, monitorar eventos e analisar o tráfego em páginas, além de identificar a origem e entender o comportamento dos visitantes. As informações coletadas por esses cookies são utilizadas principalmente de forma agregada, para nos auxiliar na análise de resultados de performance dos websites do Grupo Gerenciar.

    Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

    Cookies de Monitoramento

    Cookies de monitoramento são utilizados para rastrear o comportamento online de uma pessoa. Essas informações nos ajudam a entender as suas preferências e os conteúdos que você mais gosta em nossos websites, e podem ser usadas para estratégias de marketing mais personalizadas de acordo com os seus interesses.

    Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

    Política de Cookies

    Abaixo está uma lista dos cookies que o USUÁRIO poderá encontrar em nosso SITE e uma breve descrição da finalidade deles:

    • Facebook Ads: é a ferramenta de mídia do Facebook. - Leia mais clicando aqui;
    • Google Analytics: é uma ferramenta que permite analisar o comportamento ou engajamento dos usuários em um site/app. De acordo com os termos da LGPD, o Google Analytics é considerado um processador de dados. Ele coleta cookies primários, dados relacionados ao dispositivo/navegador, o endereço IP e as atividades no site/app para avaliar e coletar estatísticas sobre as interações dos usuários nos sites e/ou aplicativos que o utilizam. Os cookies de publicidade do Google são coletados e utilizados para ativar funcionalidades como o remarketing na Rede de Display do Google. O Google proíbe o envio de informações de identificação pessoal (PII) dos usuários ao Google Analytics.
      Leia mais clicando aqui;
    • Google Ads: é a ferramenta de mídia publicitária do Google - Leia mais clicando aqui;
    • RD Station: é uma ferramenta para automação de Marketing Digital - Leia mais clicando aqui;

    Cookies de Terceiros

    Cookies de terceiros são cookies não definidos pela GERENCIAR, mas por terceiros que visam coletar informações dos USUÁRIOS que visitam o site, para coletar informações sobre o comportamento, dados de geolocalização e/ou marketing personalizado.

    Ao utilizar o site ou a PLATAFORMA o USUÁRIO poderá visualizar conteúdo de terceiros e ser direcionado para seus sites, que por sua vez também utilizam cookies e tecnologias semelhantes. Ainda que o USUÁRIO tenha chegado ao site do terceiro através da GERENCIAR, não temos qualquer controle sobre quais os cookies ele utiliza e sobre como trata seus dados, sendo aconselhável a consulta à Política de Cookies dos terceiros.

    Como gerenciar os Cookies

    Por meio de seu navegador o USUÁRIO principal e os USUÁRIOS por ele cadastrados podem desativar os cookies não essenciais utilizados na PLATAFORMA. Para tanto, basta seguir as instruções gerais localizadas em cada um dos navegadores.

    Além disso, ao acessar a PLATAFORMA o USUÁRIO principal e os USUÁRIOS por ele cadastrados terão a opção de personalizar suas preferências de cookies, além de personalizar os cookies, o USUÁRIO, contratante da PLATAFORMA e os USUÁRIOS por ele cadastrados registrarão o consentimento com esta Política de Privacidade e sempre que ela for alterada, a ciência será novamente coletada para assegurar que o USUÁRIO, ora CONTRANTE e os USUÁRIOS por ele cadastrados se mantenham atualizados e de acordo com as alterações realizadas.

    É importante esclarecer que podem ser administrados os cookies de geolocalização, marketing, desempenho etc., porém não é possível desativar os cookies essenciais e bloquear cookies em sites de terceiros vinculados a partir do site da GERENCIAR.

    Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

    Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.