Saiba Qual é a Diferença Entre GED e ECM

Se você está há algum tempo no ramo dos negócios e tecnologia, já deve ter ouvido falar de GED e ECM. Porém, muitas dúvidas surgem sobre esses termos, principalmente sobre a diferença entre cada um deles.

Ambos são termos ligados ao mundo dos negócios, surgidos da tecnologia e ligados a gerenciamento de informações. Porém, a aplicação de um ou outro pode ser relativamente diferente, dependendo de quem e sobre o que está se falando.

Nesse artigo, você vai entender um pouco sobre o que é GED e ECM e entender um pouco melhor a diferença de cada um deles, dependendo de sua aplicação.

Saiba Qual é a Diferença Entre GED e ECM

GED – O Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento eletrônico de documentos, o GED, foi um termo que começou a ser utilizado na década de 1990, com o avanço da internet e. Refere-se a uma série de tecnologias que passaram a ser utilizadas na gestão de documentos empresariais.

Nos anos recentes, principalmente com o avanço da computação em nuvem, surgiram plataformas online especializadas no gerenciamento de documentos e registros de uma empresa. Normalmente oferecidas por empresas terceirizadas, especializadas em prestar serviços. Nisso, GED e ECM estão muito próximos.

ECM – O Enterprise Content Management

Por outro lado, ECM é um termo que passou a ser utilizado nos anos recentes, e em grande parte como sinônimo de GED. Porém, seu uso é mais amplo, referindo-se aos processos que envolvem a aliança humano-máquina no gerenciamento informacional.

O ECM engloba coleta de dados, produção de conteúdo, armazenamento e gerenciamento destes e sua utilização futura. Normalmente, o conceito de Gerenciamento de Documentos e Gestão de Conteúdo estão contidos um no outro.

Não é dado que empresas que oferecem seus serviços como ECM são mais completas que aquelas que os oferecem como GED. Como dito anteriormente, são termo comumente intercambiáveis e nem sempre utilizados corretamente.

Fica, portanto, que GED e ECM são ambos relacionados à gestão de documentos empresariais. Porém, o segundo se refere, também, ao gerenciamento das informações e processos de arquivamento da empresa como um todo.

Saiba Qual é a Diferença Entre GED e ECM

Quais as principais diferenças entre GED e ECM?

  • Documentos x informações

Nem toda informação que é gerada pela empresa se encaixa na definição de “documento”. Novas ideias, por exemplo, não são consideradas como tal. O compartilhamento de informações se refere, também, à comunicação entre as diversas equipes dentro da organização.

Se uma empresa conta com uma coesão entre esses grupos, conseguirá realizar seus projetos de forma muito mais eficaz. O compartilhamento de informações e soluções entre as equipes de uma empresa garante seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Aí está a diferença entre informação e documento. Informação é qualquer tipo de conhecimento que é gerado dentro a empresa, enquanto documento está relacionado ao registro das ações desta.

  • Tecnologia x estratégias

Também sutil é a diferença entre as tecnologias e as estratégias. A sigla GED está relacionada a um conjunto de serviços, relacionados diretamente à tecnologia. São softwares ou serviços disponibilizados para a gestão documental.

Já o conceito de “estratégias” é um pouco mais amplo. O gerenciamento do conteúdo empresarial passa por todas as camadas que envolvem a produção de informação útil dentro de uma empresa. É a tecnologia aliada ao fator humano.

No fim, tanto GED quando ECM estão relacionados ao controle, segurança, armazenamento e acesso às informações e registros dentro da empresa. A nomenclatura pouco importa, se houver consciência do processo.

Novamente, os termos são intercambiáveis, e na prática a diferença entre GED e ECM é pouca. O que é importante de saber é que tipo de informação é importante para cada setor da empresa, controlando seu acesso.