Indústria 4.0: O que é e como ela pode revolucionar a gestão de processos da sua empresa

Ao longo da história ocorreram quatro importantes revoluções que resultaram em um grande impacto do desenvolvimento da sociedade. Desde a máquina a vapor até a automação, e agora com a indústria 4.0 que engloba todas as inovações tecnológicas criadas nos últimos anos.

Desta forma, para manter a competitividade no cenário industrial, as empresas precisarão se alinhar às mudanças tecnológicas.

Entenda melhor o que é a indústria 4.0

A indústria 4.0, é um termo recente, também conhecido como a quarta revolução industrial, um conceito que abrange as inovações tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos para facilitar processos industriais e gerar mais lucro às empresas.
O termo surgiu na edição de 2011 da famosa feira de tecnologia que acontece todos os anos, no final de abril, na cidade de Hannover, Alemanha. Entre as características mais importantes deste conceito, estão a automação de tarefas e o controle de dados e informações.

Como essa revolução será possível?

A viabilização de todo os processos inteligentes, móveis e seguros só será possível através da integração de alguns segmentos, entre eles quatro são considerados pilares essenciais: big data, computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas.

A internet das coisas busca facilitar e ampliar as interações entre humanos e os dispositivos tecnológicos que estão presentes em nosso cotidiano. Enquanto a análise de big data permite que um grande volume de dados seja lido e gerido simultaneamente permitindo que as informações sejam trabalhadas de forma ágil.

A inteligência artificial desenvolve tecnologias de processamento e armazenamento de dados com a qual os dispositivos adquirem a capacidade de tomar decisões, fazer análise de dados e resolver situações, substituindo o raciocínio humano nas atividades cotidianas.

A computação em nuvem (em inglês, cloud computing) permite o acesso de arquivos, informações e realização de tarefas diretamente pela internet, reduzindo o tempo e os distanciamentos geográficos entre os usuários.

Como adotar o conceito da indústria 4.0 na sua empresa

As transformações que estão ocorrendo nas empresas por causa da indústria 4.0 é um caminho sem volta. Para não ficar na contramão desta revolução, é necessário avaliar a maturidade digital de seu negócio, definindo metas claras para reduzir os gargalos, priorizar medidas que agreguem valor ao seu negócio e mudar a cultura organizacional, levando as equipes de trabalho a se comprometerem com a estratégia da empresa e a mudança de paradigma nos processos que serão redesenhados.

Um passo essencial para a automação dos processos da empresa pode ser alcançado através do gerenciamento dos documentos e informações por meio dos seguintes recursos:

Gestão de Documentos

A gestão documental é um conjunto de procedimentos e operações técnicas voltados para garantir a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos.

No cotidiano das empresas a gestão documental simplifica o manuseio de todos esses papeis, permitindo o acesso às informações de forma prática, segura e organizada.

A utilização de uma comunicação ativa e a possibilidade de gerenciamento mais aprofundado, por exemplo, trarão maior desempenho aos processos ao minimizar a ocorrência de erros, desperdício de insumos e principalmente de tempo.

Atualmente a produção de documentos digitais tem ganhado grandes proporções, assim como o processo de digitalização dos documentos já existentes no formato impresso.

Embora o armazenamento de documentos digitais demande menos espaço físico, ainda é necessário investir em alguma estrutura, como um sistema com armazenamento em nuvem, capaz de garantir o arquivamento de sua documentação com qualidade e segurança, essa tecnologia é chamada GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

As empresas que adotam o GED como estratégia para a automação de seus processos administrativos experimentam mais produtividade em suas atividades e resultados, ocasionados principalmente pela facilidade na geração, controle, armazenamento, compartilhamento e recuperação das informações existentes em seus documentos geridos por essa tecnologia.

Digitalização e Workflow

A digitalização é considerada o passo inicial na jornada para a indústria 4.0 assim como todos os seus benefícios e pontos positivos. Neste primeiro passo, as empresas já começam a se planejar para alcançar pontos de melhoria, principalmente no que diz respeito à automação.

Nos países em que a Indústria 4.0 está mais avançada, a digitalização já proporcionou aumento da produtividade, redução de custos de manutenção de equipamentos, consumo de energia e aumento da eficiência do trabalho.

Além disso a adoção de soluções tecnológicas na era 4.0 como Workflow, torna o tramite de arquivos entre as partes e departamentos menos burocrático. O documento criado é distribuído no sistema e a pessoa responsável confirma e aprova sem a necessidade de impressões, riscos de perdas e aumento da pilha de papéis em salas de arquivo, seguindo o conceito paperless, ou seja, sem o uso de papel.

Assinatura digital e eletrônica

Aliada a gestão de documentos na era 4.0, as assinaturas digital e eletrônica são adotadas para facilitar a legitimação de contratos e documentos. Elas são soluções que reduzem a necessidade de gasto de tempo e recursos com locomoção a cartórios para reconhecimento de firma.

A assinatura digital é realizada por meio de criptografia, protegendo toda a operação que envolve a identidade do assinante. Esta assinatura tem o mesmo valor jurídico que o reconhecimento de firma feito em cartório, pois o Certificado Digital ICP-Brasil assegura a autenticidade, integridade e não repúdio. Permitindo que haja sucesso no fechamento de negócios, bem como boas práticas na gestão de documentos.

O Grupo Gerenciar possui estrutura operacional, logística, acondicionamento, segurança e a qualidade técnica dos profissionais aliados ao conceito da indústria 4.0 oferecendo soluções inteligentes e um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos poderoso, com funcionalidades voltadas para a digitalização, assinatura digital e workflow, entre outras, ideais para os documentos e processos da sua empresa.

Simplifique tarefas e otimize processos, tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato agora mesmo e confira nossas soluções.

Continue Lendo: