BPM Para Empresas é o Ideal?

Você sabe o que é BPM para empresas? Quanto estudamos gestão empresarial, um dos pontos importantes que devemos analisar é a diferença entre os processos de rotina, desempenhados no cotidiano da empresa, e as decisões estratégicas, tomadas pela direção.

O BPM, conhecido como Gerenciamento de Processos de Negócio, é um conceito surgido da união da gestão empresarial com o meio informático. Seu objetivo é tornar mais fácil a compreensão e alteração dos processos rotineiros para os gestores das organizações.

Neste artigo, vamos explicar sobre o que é o BPM e sua ligação com a Indústria 4.0. Por fim, responderemos à pergunta se, afinal, o BPM para empresas é o ideal na sua organização.

BPM Para Empresas é o Ideal?

Gerenciamento de processos de negócio

Toda empresa precisa, eventualmente, de mudanças. No mundo de hoje, onde tendências nascem e morrem numa velocidade nunca vista, é importante ter consciência do real impacto de uma política dentro da empresa, para evitar entrar em buracos sem fundo.

Porém, antes de tomar uma decisão, é importante, de início, ter consciência dos processos que funcionam ou não dentro da organização. Os gestores precisam saber onde estão os pontos fortes e fracos da sua cadeia de produção.

Aí entra o BPM para empresas. BPM é a sigla para Business Process Management, Gerenciamento de Processos de Negócio em português. Ele engloba diversas ferramentas para organizar e acompanhar o workflow da organização e entender onde estão os pontos fracos.

Para entender a importância de se usar o meio digital para a gestão empresarial, devemos, primeiramente, entender o conceito de Indústria 4.0. Dessa forma, o leitor terá uma visão mais ampla sobre o estado atual do mercado.

Indústria 4.0: por que você deveria se importar

O conceito de Indústria 4.0 apareceu pela primeira vez em 2012, referindo-se a uma estratégia do governo alemão para automatizar a manufatura. Também conhecido como quarta revolução industrial, ela o próximo passo na automatização da produção: a informatização.

Esse processo não deve ser confundido com a terceira revolução industrial, datada da década de 1960. Naquela época, já se falava sobre a digitalização da indústria para torná-la mais eficiente. Foi o grande boom da computação.

A Indústria 4.0 vai além: engloba todas as transformações da tecnologia da informação surgida a partir do final da década de 1990. Hoje em dia, as ferramentas de software para as indústrias estão conectadas entre si.

Portanto, serviços online, a computação em nuvem e a chamada “Internet das Coisas” têm tornado cada vez mais barata a produção e fomentado o mercado internacional de uma forma jamais vista.

Certo, mas que impactos a tecnologia da informação pode gerar na sua empresa? É a partir dessa pergunta que listamos as vantagens que o BPM para empresas pode ter na sua organização.

BPM Para Empresas é o Ideal?

BPM é o ideal?

  • Custos

A principal vantagem da gestão eletrônica dos processos rotineiros da empresa é o preço. Utilizando uma plataforma online para visualizar a produção do seu negócio, o único custo atrelado a isso é o da contratação da empresa que o disponibiliza.

Dessa forma, todos os custos adicionais na contratação de uma empresa especializada, empregados experientes ou até na implementação de um sistema físico são deixados de lado. É a forma mais eficiente de gerir os processos cotidianos da organização.

  • Praticidade na gestão

Se você dependesse de cada um dos setores da sua empresa para gerarem um relatório da sua atividade semanal, quanto tempo você demoraria para analisar todos esses dados? Essa é a maior vantagem do BPM para empresas.

Assim, você tem uma clareza maior sobre onde estão as forças e desvantagens do processo, facilitando as decisões.

Deixe um comentário