Como arquivar documentos em segurança

Arquivas os arquivos é uma tarefa não tão simples como parece, isso porque se não feito da forma correta, pode acarretar em vários problemas para as empresas. É por isso que cada vez mais os empresários vêm encontrando formas de arquivar documentos em segurança.

Não importa se seus documentos são impressos ou digitalizados, manter a segurança deles é essencial. Existem várias formas criativas de garantir a segurança de seus documentos e de seus colaboradores, e é importante que você saiba como.

Pensando nisso, nós separamos especialmente para você essas dicas para aprender de uma vez por todas como arquivas documentos em segurança. Confira e se surpreenda!

4 Dicas para arquivar documentos em segurança:

Se você está procurando uma forma eficaz de arquivar documentos em segurança, agora vamos te dar 4 dicas simples que irão te ajudar a garantir a segurança de todos os documentos de sua empresa, tanto impressos como os digitais.

Tenha um arquivo de segurança

Se sua empresa não tem um arquivo de segurança, ela pode estar em risco. O arquivo de segurança é aquele que você vai armazenar uma cópia de todas as documentações mais importantes de sua empresa.

Ele vai ser armazenado em um local diferente, para que esteja disponível em caso de

Acidentes como incêndios e alagamentos.

Digitalize seus arquivos e aumente a segurança

Mesmo que o método principal que sua empresa utilize seja documentação impressa, digitalizar os documentos pode ser a solução ideal para garantir a segurança de seus documentos.

Microfilmagem

Se você quer manter seus documentos em segurança, a microfilmagem pode ser a solução. Ela consiste em tirar fotografias de seus documentos, e assim arquiva-los de forma segura e eficaz.

A duração de arquivos microfotolizados é muito superior à de documentos impressos, podendo durar até mesmo centenas de anos.

A organização é muito importante para arquivar documentos em segurança

Não importa se seus documentos são impressos ou digitalizados, a organização é essencial se você quer manter os documentos em segurança. Isso porque para arquivar adequadamente, é necessário que você saiba se está no lugar correta, e qual documento pode estar faltando.

Para isso, mantenha uma rotina de organização adequada, diariamente e mensalmente, sempre acompanhando se está tudo no lugar adequado.

Prazo de validade

Você sabia que alguns arquivos podem ter prazo de validade? Por isso, para arquivar seus arquivos com segurança, é necessário sempre checar as datas de validade.

Isso vai ajudar na organização e otimizar o espaço de seus arquivos, que manterão apenas o necessário.

Por que manter os arquivos e documentos em segurança é importante?

Se você está se perguntando por que é tão importante se preocupar com a segurança de seus documentos, já imaginou o que você faria se sua empresa tivesse um incêndio e esses documentos fossem perdidos?

Além disso, se por acaso algum documento importante é perdido e vazado, seus dados sigilosos podem vir a ser utilizados para compra de produtos de forma ilegal, trazendo grandes problemas.

A documentação e dados pessoais de seus colaboradores também podem estar em risco eminente.

Não perca mais tempo, comece a arquivar adequadamente hoje mesmo!

Arquivar os arquivos de forma correta é essencial para garantir a segurança dos documentos, por isso, não perca mais tempo e comece hoje mesmo!

Se sua empresa não pratica essa forma correta, não se desespere, ainda tem solução! Comece uma rotina de organização e arquivamento de documentos de forma correta e eficaz, e assim obtenha todos os benefícios, inclusive a segurança e otimização de todos os seus documentos.

E agora que você já sabe tudo sobre manter documentos em segurança, é só começar!

Quer saber mais? Conheça as soluções do Grupo Gerenciar e descubra como elas podem manter seus arquivos mais seguros, entre em contato agora mesmo.

Deixe um comentário