Sistema GED: por que sua empresa precisa de um?

O acervo documental de uma empresa é algo essencial para o pleno funcionamento dos seus negócios. É nele que estão registradas informações legais e confidenciais como contratos, planilhas, relatórios e demais registros.

O acumulo desses arquivos é um processo natural ao longo dos anos, porém é preciso ter atenção, uma vez que se guardados de forma equivocada, eles poderão ocupar muito espaço e gerar grandes dificuldades no momento da busca, se tornando desta forma um entrave para a empresa, ocasionando desde atrasos nas atividades, até  mesmo burocracia nos processos mais simples.

É neste contexto que se faz necessário um Sistema de gestão eletrônica de documentos – GED, para assegurar a agilidade dos processos internos do seu negócio.

Mas, afinal, o que é um sistema GED?

A sigla GED significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos. E trata-se de um conjunto de tecnologias que tem como objetivo facilitar o controle, armazenamento, localização e compartilhamento das informações contidas nos documentos.

Esse software possibilita que os usuários tenham acesso e controle documental de forma ágil e segura, além de ter a capacidade de otimizar os processos internos e externos da sua empresa.

Funciona como um conjunto de módulos e funcionalidades que proporciona o gerenciamento documental de maneira integrada.

Sinais de que sua empresa precisa de um sistema GED

Acúmulo desorganizado de documentos e lentidão nos processos da empresa;

Uma empresa que não possui um sistema de gestão de documentos tende a ter desperdício de espaço físico com a produção intensa de documentos, dessa forma torna-se necessário a aquisição de locais como gavetas e armários para o armazenamento desses arquivos. Com o tempo essa situação tende a aumentar, tornando a organização desse acervo insustentável rapidamente.

Além disso, a falta de organização irá ocasionar uma perca de tempo para buscar e encontrar arquivos, gerando lentidão nos processos da empresa, sendo deste modo um indicador da necessidade de se investir em um sistema automatizado.

Perca, danificação ou extravio de documentos;

Com o acumulo de papeis é possível que você já tenha sentido falta de algum documento, o qual pode ter sido perdido, extraviado ou pior, se deteriorado. Esse tipo de problema pode gerar prejuízos para o desenvolvimento de uma empresa, pois a substituição custa tempo e dinheiro, neste sentido, ter segurança e controle adequados é imprescindível. 

Se sua empresa já passou por essa situação significa que é necessário tomar decisões mais estratégicas para garantir a segurança de seus arquivos.

Altos custos com o uso do papel;

Boa parte da documentação ainda está em papel, muitas vezes impressos de forma desnecessária, o que custa caro e atrapalha a produtividade nos processos da empresa.

Com a implementação de um sistema GED, é possível reduzir não só os gastos com o papel, mas também gastos com insumos necessários para a realização de cópias de documentos como, tinta e impressora.

Necessidade de acesso as informações em qualquer lugar;

Constantemente quando viajam, os profissionais não têm acesso aos documentos e necessitam solicitar cópias por e-mail. Esse tipo de situação pode causar transtornos como atrasos na conclusão de processos e falhas no atendimento aos clientes.

Quais os benefícios que o sistema GED pode proporcionar?

  • Recuperação do espaço físico e organização dos documentos;
  • Agilidade na localização de documentos e consequentemente aumento da produtividade;
  • Digitalização e indexação de documentos diretamente no software;
  • Preservação dos documentos;
  • Otimização do gerenciamento e manutenção dos arquivos;
  • Redução de custos com cópias;
  • Controle das informações;
  • Segurança das informações da empresa;
  • Praticidade para a elaboração de relatórios;
  • Facilidade de operação;
  • Fácil recuperação dos dados;
  • Gerenciamento automatizado dos processos;
  • Centralização das informações;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Facilidade no compartilhamento de informações.

O software GED desenvolvido pelo Grupo Gerenciar conta com todos os benefícios citados acima e muito mais, buscando sempre garantir a segurança das informações dos seus clientes e eficiência dos seus processos.

Agora que você já entende um pouco mais sobre os benefícios do sistema GED, que tal promover essas mudanças nos seus negócios utilizando um software completo e eficiente de gerenciamento eletrônico de documentos?

Se você é de Goiânia, Brasília e outras regiões do Brasil e está à procura de adotar medidas de gerenciamento documental em seus processos de negócio, fale conosco.

Tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato agora mesmo e confira nossas soluções.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.

Continue lendo:

 

Visão geral da privacidade

Cookies e Sua Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. Quando você visitar qualquer site da web, pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre você, suas preferências ou o dispositivo e é usado principalmente para fazer funcionar o site como você espera que ele. A informação não costuma identificá-lo diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada.

Porque nós respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nas categorias ao lado para saber mais e mudar as nossas configurações padrão. No entanto, alguns tipos de bloqueio de cookies pode afetar sua experiência no site e os serviços que são capazes de oferecer.