Paperless E A Sustentabilidade

Empresas que buscam adotar medidas para diminuir sua pegada ecológicas e conseguir certificações de compromisso ambiental devem observar a ligação direta entre o paperless e a sustentabilidade.

E por que empresas estão abolindo o papel?

Um dos maiores motivos pelos quais a redução do uso de papel e a ecologia é o fato de a indústria do papel ser a quinta maior consumidora de energia no mundo, e o uso do papel impacta gravemente na pegada ecológica das empresas – e não apenas pelo corte de árvores, mas também pelo uso de combustíveis fósseis e dos químicos envolvidos no processo. E é neste ponto em que o paperless e a sustentabilidade se tornam aliados.

Para produzir uma tonelada de papel, é estimado o uso de cerca de 253 galões de petróleo e, para cada folha produzida, se utiliza 1,5 copo de água.

  • Os benefícios de uma pública paperless

Abaixo estão detalhados os aspectos de cada um dos principais impactos ao meio ambiente causados pelo uso de papel e como a redução do uso deste reduz impactos:

  • Salve árvores

O consumo de papel cresceu 400% nos últimos 40 anos, e esse crescimento é causador de um grande e rápido desflorestamento.
Como sabido, as árvores são essenciais na redução da concentração de CO2 na atmosfera, além de produzir oxigênio através do processo de fotossíntese – essencial para a vida no planeta. Reduzindo o papel, você também salva árvores ao mesmo tempo que diminui a emissão de gases poluentes gerados pela produção.

  • Diminua a poluição

A produção uma tonelada de papel é responsável pela emissão de 1,5 tonelada de CO2 equivalente – ou seja, os gases liberados na atmosfera durante o processo de produção carregam consigo 1,5 toneladas do poluente dióxido de carbono.
Usar menos papel ajuda a diminuir o montante de poluentes emitidos, já que diminui a demanda por produção do material e poupa árvores que poderão ajudar na renovação do oxigênio.

  • Reduza o consumo de combustíveis fósseis

Os papéis e documentos são transportados em diversas etapas através do uso de veículos movidos a combustíveis fósseis, que também são vilões na luta contra a emissão de poluentes.
Ao enviar pela internet um documento assinado digitalmente, este combustível deixará de ser usado e evitará o lançamento de gases poluentes na atmosfera, resultantes da combustão necessária para movimentar os veículos que levariam sua versão física até o destinatário.

Paperless E A Sustentabilidade

  • Economize água

Como dito anteriormente, cada folha de papel consome 1,5 copo de água para ser produzida.
Considerando que cada funcionário de uma empresa que não adotou a política paperless consome cerca de 10000 folhas por ano, a economia da abolição do papel será de 15000 copos d’água – cerca de 2250 litros.
Pegando como exemplo uma empresa cujo escritório tem 10 funcionários, a economia seria de 22500 litros d’água.

  • Reduza o uso de outros materiais associados ao uso de papel

Não apenas o uso de papel é prejudicial ao planeta, mas também o consumo de outros produtos como a tinta de canetas e impressoras – que levam combustíveis fósseis em sua composição. Além disso, tintas possuem outros tipos de químicos que são danosos ao meio ambiente.
Na produção de canetas e impressoras também é usado o plástico, feito através do petróleo, cuja produção também atenta contra a saúde do planeta.

Uma inocente folha, na verdade, não é tão inocente assim. O uso do papel traz grandes riscos à saúde do planeta e, consequentemente, à saúde da humanidade. O paperless e a sustentabilidade estão intimamente interligados, portanto reduzir o uso de papel ajuda empresas a não apenas poupar dinheiro, mas também a poupar vidas.

O respeito pelo meio ambiente é também respeito pelo cliente, e o respeito é fundamental na conquista da confiança de sua clientela. Pense nisso na próxima vez que fizer uma impressão!

Deixe um comentário