Empresa Consciente: Como Evitar O Uso De Papel

Nos últimos anos o debate sobre sustentabilidade tomou conta de vários setores da sociedade. No mundo corporativo o assunto que mais permeou esse cenário foi como evitar o uso de papel.

Sabemos que a quantidade de papel utilizada em um escritório é enorme e continuar com esse consumo exacerbado de papel vai contra as lógicas sustentáveis. A preocupação com as gerações futuras e a redução de gastos estão cada vez mais em evidência.

Mas como reduzir a papelada dentro da empresa? Vamos dar algumas dicas a seguir que podem ajudar nesse processo.

Como evitar o uso de papel: ele é realmente necessário?

O papel já foi o protagonista do mundo corporativo. Milhares de contratos, acordos, folhas de pagamento impressas diariamente para uso da empresa.

Mas e depois de usado? O que fazer com esse tanto de papel acumulado?

Com a ascensão da tecnologia, esses questionamentos ganharam destaque e soluções para o mundo empresarial. Com tanta tecnologia e local parar armazenamento em nuvem, a necessidade do papel passou a ser questionada.

Será mesmo que não há uma solução que tenha como evitar o uso de papel que as empresas acumulam ao longo de anos? A solução veio com a tecnologia.

Outro fator muito importante que fez o papel perder a força nos últimos anos foi a questão ambiental. O combate ao uso desenfreado dos recursos naturais, o forte desmatamento e o aquecimento global ganharam destaque na mídia e nas metas globais para um planeta mais saudável.

E como as milhões de empresas poderiam ficar de fora de uma questão que permeia toda a sociedade? Foi aí que o rótulo de empresa consciente e alinhada com a causa ambiental ganhou muita visibilidade.

E o uso do papel nessa história toda?

Com o avanço da tecnologia o uso do papel foi e está sendo cada vez mais dispensável. Empresas modernas já iniciam no mercado com diversas áreas totalmente digitalizadas.

Mas como parar de utilizar um item que é visto com tanta necessidade nas empresas? Veja alguns passos que precisam ser tomados para abandonar de vez o papel na empresa

  • Comunique esse objetivo a todos os funcionários

A comunicação interna da empresa deverá abranger todo o corpo de funcionários para que todos saibam que uma mudança está a caminho. Mesmo funcionários que já não utilizam muitos papeis no dia a dia devem compreender a importância dessa redução e como ela será feita daqui em diante.

  • Procure uma empresa especializada

Na hora de deixar o papel de lado a digitalização dos documentos já existentes será o primeiro passo e um dos mais importantes. Existem empresas especializadas para auxiliar nessa e nas próximas etapas.

Como Evitar O Uso De Papel

  • Reveja os processos da empresa

Os processos de toda empresa precisarão ser revisitados para que a transição ocorra da melhor forma. Veja o que pode ser passado para o meio digital mais facilmente, quais são prioridades, etc.

  • Diminua o acesso à impressoras

Parece óbvio, mas pense que todos os funcionários terão de se adaptar a essa mudança. Se a empresa possui muitas impressoras, diminua consideravelmente seu número.

Essa é uma forma de todos irem se adaptando a não ter mais essa ferramenta no dia a dia.

Mudança para melhor

Acabamos de conferir mais sobre como evitar o uso de papel e como essa ação é extremamente importante. Períodos de transição sempre são desafiadores, porém as mudanças são sempre benéficas. Principalmente quando se une a causa ambiental.

Repense também a necessidade do papel em sua empresa.

Deixe um comentário