Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Workflow – Fluxo de trabalho
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • CEDOC – Centro de Documentação
    • Digitalização de Documentos
  • Clientes
  • Blog
  • Validação de Assinatura
FALE CONOSCO

Processo de Gestão Documental: tudo o que você precisa saber!

Processo de Gestão Documental: tudo o que você precisa saber!
25 mar 2019
Digitalização, Documentos, Gestão documental, Organização, Software
Nenhum comentário

Avatar for Grupo Gerenciar Grupo Gerenciar

Escritórios, empresas, escolas e repartições – todos estes compartilham de uma problemática no seu dia a dia: gerir de forma eficiente os seus documentos. Seja para o uso imediato ou para o armazenamento, a quantidade de documentos, impressos, cópias, livros, imagens e apostilas produzidas ou movimentadas podem causar choque no fim do expediente.

O processo de gestão documental entra para ir muito mais além do que eliminar o papel, mas encontrar soluções capazes de organizar e provisionar a consulta quando necessário.

Dentro desta gestão está duas modalidades de compactação, a física e a digital, esta última cada vez mais incentivada. Isso acontece porque os softwares, especialmente desenvolvidos para a função, guardam as informações destes documentos, acessível para todos os que têm interesse neles.

A partilha dos documentos deve ser prática e fácil pelos profissionais. Desta forma, os processos de trabalho são simplificados, o uso de papel diminui gerando economia e se pode otimizar as impressões realizadas cotidianamente.

A tecnologia como aliada no processo de gestão documental

O curso de Arquivologia é a principal formadora de profissionais para trabalhar nesta função de gerenciamento. A tecnologia deve ser a aliada fundamental, de forma a aproveitar o intenso fluxo de dados circulantes através da internet e o desenvolvimento de aplicações e sistemas capazes de auxiliar neste trabalho.

Um dos maiores benefícios é poder diminuir tudo o que se produz em papel, além de promover a padronização dos processos.

O processo de gestão documental propicia mais produtividade de toda a equipe e ganhos em rapidez de trabalho e resoluções. Em consequência secundária ainda há a possibilidade de ter mais espaço físico dentro dos ambientes de trabalho.

Este benefício melhora a qualidade de vida dos profissionais que trabalham ali, como também o rendimento em suas atividades. Para o cliente, ele terá a certeza de que normas de qualidade eficientes trazem um serviço e produção competente.

O processo de gestão documental facilita o trabalho das equipes

Outra vantagem a se destacar está em fazer com que as empresas tenham melhor domínio sobre todas as informações que passam por ela, seja produzindo ou recebendo. Este é um ponto importante para a condução do trabalho, pois sigiloso ou não, os dados gerados do trabalho somente tem interesse para as equipes da própria empresa.

Desta forma, ela deve estar protegida de ações externas sobre os seus documentos, uma vez que é a partir deles que haverá tomadas de decisão para as mais diferentes questões.

Por fim, para segurança da própria empresa, a Gestão Documental também desenvolve ações que visam a salvaguarda destes documentos para ocasiões de acidentes físicos (incêndios e inundações) ou virtuais (vírus e ações de hackers).

A segurança é uma das principais palavras aprendidas pelos profissionais, que procuram as melhores soluções para que ela seja eficiente.

Os graus hierárquicos de acesso dentro do sistema ajudam a proteger os documentos até mesmo dentro das próprias empresas, uma vez que somente quem é de direito consulta-los.

Gerenciamento com responsabilidade e no lugar certo

Seja em ambiente físico ou virtual, os documentos precisam ter um lugar próprio de armazenamento, não compartilhado com materiais de outra ordem. Isso porque é importante para que se tenha acesso rápido e fácil a eles, uma regra básica da gestão documental.

A organização só será eficaz se todo o lugar for preparado para receber exclusivamente esta grande quantidade de material. Assim, o que for de mais uso no dia a dia da empresa pode ser visto mais facilmente.

O arquivista ou o bibliotecário assumem importante papel neste processo, uma vez que eles são os profissionais capacitados para organizar a documentação, pois conhecem os métodos e critérios para que este trabalho seja realizado de forma eficiente.

Contratar uma empresa de gerenciamento de documentos é a melhor solução para uma empresa, porque ela pode entender a dinâmica do trabalho e agir de forma a ter bons critérios para a organização. Assim, tudo será separado por pastas e subpastas para melhor atender as necessidades da empresa.

O acúmulo desordenado de documentos pode comprometer a produtividade e o bom serviço de uma empresa. Por isso, a otimização do uso do papel deve ser pensado e posto como prioridade.

O tempo gasto na procura de documentos é desperdício de produtividade dos profissionais, que poderiam estar dedicados em cumprir outras atividades com mais qualidade. Contudo, quando necessários que mais de um profissional o consulte, tê-lo digitalizado é essencial.

A tecnologia tem função essencial no gerenciamento dos documentos

A tecnologia será a principal aliada em todo este processo, uma vez que através de softwares especializados, todo o gerenciamento pode ser feito de forma eficiente. Estes sistemas devem promover mais do que a organização, mas apresentar uma excelente acessibilidade aos documentos e também ter um método que facilite o trabalho de todos.

Um dos mais modernos modelos de sistemas é o armazenamento em nuvens, não mais precisando de grandes e potentes hardwares para guardá-los. Armazenar em nuvens é ter acesso a eles em qualquer hora e lugar, uma vez que eles estão online e não aprisionados.

Para fazer esta Gestão Documental conte com uma empresa especializada, portanto terceirize o armazenamento de arquivos. Estas empresas são dotadas de recursos e ferramentas capazes de atender as mais diversas organizações conforme as suas especificações e necessidades.

Desta forma, se adequando de maneira eficiente e produtiva aos mais diferentes esquemas de trabalho.

Como acontece a gestão de documentos efetivamente?

Pensar em gestão de documentos é ter a certeza que todo o trabalho, desde quando ele é produzido até quando ele é armazenado ou descartado, é feito de forma integral. A partir da desmaterialização, todo o documento físico é digitalizado a partir de scanner ou digitação.

Uma vez inseridos no sistema e em formato eletrônico, estes documentos são classificados de acordo com as normais gerais e também segundo as necessidades da empresa.

Ao estabelecer os ciclos de vida para estes documentos, cada profissional poderá ter acesso a eles por meio de localizadores e sistemas de buscas.

Tenha um diferencial na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções.

Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.

Continue lendo:

  • Gerenciando arquivos: Descubra as vantagens de um sistema GED.
  • Gestão de documentos nas cooperativas de crédito.
  • A importância da gestão de documentos no âmbito jurídico.


gestão gestão estratégica de documentos gestãodocumental
PRV POST
NXT POST

Recommended Posts

Documentos Fiscais e Contábeis: Como o GED Ajuda na Organização e Compliance
Documentos Fiscais e Contábeis: Como o GED Ajuda na Organização e Compliance

24 abr 2025

5 Passos para Encontrar Documentos da sua Empresa Rapidamente
5 Passos para Encontrar Documentos da sua Empresa Rapidamente

27 mar 2025

GED para RH: Como Reduzir Papelada e Agilizar Processos de Admissão e Demissão
GED para RH: Como Reduzir Papelada e Agilizar Processos de Admissão e Demissão

26 fev 2025

Categorias

  • Arquivamento
  • Arquivar
  • Arquivo Digital
  • Digitalização
  • Documentos
  • Eventos
  • GED Acadêmico
  • Ged Contabil
  • Ged Contabilidade
  • GED Coopetativa de credito
  • GED Hospitais
  • Ged nas nuvens
  • GED/ECM
  • Gestão
  • Gestão documental
  • GSign – Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital
  • Microfilmagem
  • Organização
  • Sem categoria
  • Software
  • Tecnologia
  • Terceirização de documentos
  • Workflow

Posts Recentes

  • Documentos Fiscais e Contábeis: Como o GED Ajuda na Organização e Compliance
  • 5 Passos para Encontrar Documentos da sua Empresa Rapidamente
  • GED para RH: Como Reduzir Papelada e Agilizar Processos de Admissão e Demissão
  • Migração para GED: Como Planejar e Executar a Migração dos Seus Documentos
  • Fluxos de Trabalho Inteligentes: Como Automatizar Processos Repetitivos

Tags

arquivamento arquivar arquivodigital arquivos birodedigitalização BPMGerenciar CAIXADEASSISTENCIA CONTABIL contabilidade digital digitaliazação digitalização digitalizaçãodearquivos digitalizaçãodedocumentos digitalizaçãoempresas documentos documentosdigitais ECM empresa GED GEDAcadêmico GEDGerenciar gednasempresas gednasnuvens gednuvem gedparaempresas gerenciamentodedocumentos gerenciamentodocumental GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS gerenciamentoeletrônico Gerenciar gestão gestãodocumental Gestão eletrônica de documentos gestão estratégica de documentos GrupoGerenciar guarda guardadedocumentos organização SISTEMAGED software softwareged tecnologia workflow workflowged

O Grupo Gerenciar está há mais de 15 anos no mercado proporcionando soluções eficazes
voltadas para uma gestão completa do acervo documental de nossos clientes. De grande a pequenas empresas (incluindo empresas familiares), todas são beneficiadas pelos mais diversos serviços prestados.

  • Home
  • Quem Somos
  • Soluções
  • Clientes
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • AVISO DE PRIVACIDADE
  • Termos e Condições Gerais de Uso
  • Especificações Técnicas do Site
  • Política de Cookies

GERENCIAR INTELIGÊNCIA DOCUMENTAL © TODOS DIREITOS RESERVADOS
FEITO POR FORTRAM.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência, aprimorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo.
Você pode alterar suas configurações de cookies .
Para obter mais informações sobre os cookies que estamos usando, leia nossa Política de Cookies. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nosso Termo de Consentimento para Uso de Cookies.

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Cookies e Sua Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. Quando você visitar qualquer site da web, pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre você, suas preferências ou o dispositivo e é usado principalmente para fazer funcionar o site como você espera que ele. A informação não costuma identificá-lo diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada.

Porque nós respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nas categorias ao lado para saber mais e mudar as nossas configurações padrão. No entanto, alguns tipos de bloqueio de cookies pode afetar sua experiência no site e os serviços que são capazes de oferecer.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies são necessários para o site funcionar e não pode ser desligado em nossos sistemas. Eles são geralmente apenas um conjunto em resposta às ações feitas por você que ascendem a um pedido de serviços, tais como configurar suas preferências de privacidade, entrando ou preenchimento de formulários.

Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre estes cookies, mas algumas partes do site não vai, então, trabalhar. Esses 'cookies' não armazena nenhuma informação de identificação pessoal.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de Analytics

Cookies de análise e desempenho ajudam a coletar informações, monitorar eventos e analisar o tráfego em páginas, além de identificar a origem e entender o comportamento dos visitantes. As informações coletadas por esses cookies são utilizadas principalmente de forma agregada, para nos auxiliar na análise de resultados de performance dos websites do Grupo Gerenciar.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Cookies de Monitoramento

Cookies de monitoramento são utilizados para rastrear o comportamento online de uma pessoa. Essas informações nos ajudam a entender as suas preferências e os conteúdos que você mais gosta em nossos websites, e podem ser usadas para estratégias de marketing mais personalizadas de acordo com os seus interesses.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Política de Cookies

Política de Cookies 

Esta Política de Cookies aplica-se ao site https://grupogerenciar.com.br/ e seus subdomínios, de propriedade da PANGELUPI TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.208.241/0001-47, com sede na Rua Damasco, Quadra 38, Lote 16, S/N, Vila Mariana, Aparecida de Goiânia / GO, CEP: 74.938-090 (“Grupo Gerenciar”). 

Caso não concorde com o uso de Cookies da forma apresentada, você poderá: (I) ajustar as configurações de seu navegador de internet para não permitir o uso de Cookies ou (II) não acessar o site. 

Lembramos que desabilitar o uso de Cookies poderá impactar sua experiência ao navegar no site. 

Para quaisquer questões ou dúvidas sobre esta Política, você poderá entrar em contato através dos canais disponibilizados em nosso site https://grupogerenciar.com.br/. 

 1. O que são Cookies? 

Cookies são pequenos arquivos digitais em formato de texto que são armazenados no seu dispositivo (computador, smartphone, tablet etc.) pelo navegador de internet e que guardam informações relacionadas às suas preferências, como idioma preferido, localização, recorrência das suas sessões e outras variáveis que os desenvolvedores de site consideram relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente. 

2. Para que servem os Cookies? 

Os Cookies servem para aprimorar a sua experiência, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades e expectativas. Os Cookies também podem ser utilizados para realizar estatísticas anônimas que permitem entender como os visitantes utilizam o site, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo. 

3. Que tipo de Cookies o Grupo Gerenciar utiliza? 

Nós utilizamos dois tipos de Cookies no site: Cookies de Sessão e Cookies Persistentes. 

  • Cookies de Sessão: são os Cookies temporários que permanecem arquivados até que você saia do site ou encerre o navegador. 
  • Cookies Persistentes: são os Cookies que ficam armazenados no seu dispositivo até que sejam excluídos (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende do seu "tempo de vida" e das configurações do seu navegador de internet). São esses cookies que são utilizados nas visitas ao site, mostrando os conteúdos mais relevantes e personalizados de acordo com os seus interesses. 

Os Cookies (de Sessão ou Persistentes) podem ser categorizados de acordo com sua função: 

  • Cookies Estritamente Necessários: Permitem a navegação e utilização das aplicações, bem como acessar a áreas seguras do site. Sem estes Cookies, o site não funciona corretamente. 
  • Cookies Analíticos: Coletam dados estatísticos anônimos com a finalidade de analisar a utilização do site e seu respectivo desempenho. Esse tipo de cookie é essencial para mantermos uma performance positiva, como: entender quais são as páginas mais populares e verificar o motivo dos erros apresentados nas páginas. Esses cookies não coletam nenhum dado pessoal. 
  • Cookies de Funcionalidade: São utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais do site ou para guardar as preferências definidas pelo usuário ao navegar na internet, sempre que utilizar o mesmo dispositivo. 
  • Cookies de Publicidade: Direcionam a publicidade em função dos seus interesses, ajudando a medir o sucesso de aplicações e a eficácia da publicidade de parceiros.

4. Como desativar ou remover os Cookies? 

Você pode escolher rejeitar ou bloquear tipos específicos de cookies que não sejam essenciais para o funcionamento do Site, clicando nas preferências de cookies em nossa central de privacidade. 

Porém, se você rejeitar ou apagar a utilização de cookies obrigatórios e essenciais para o funcionamento do Site (alterando cookies diretamente no navegador), algumas das funções do Site poderão não funcionar corretamente e o Site, na sua próxima visita, poderá não lembrar quais cookies você desativou. Por exemplo, se você desativar o cookie que identifica o usuário. 

Dessa forma, ao utilizar o nosso Site sem apagar ou rejeitar os cookies obrigatórios, você concorda que podemos posicionar os cookies que você não apagou ou rejeitou nos seus dispositivos, para que o Site funcione normalmente e respeite a sua decisão.

5. Quais cookies são utilizados em nosso site? 

Abaixo você encontrará uma lista de cookies que utilizamos, com suas respectivas finalidades, categorias e duração: 

  • Cookies estritamente necessários 

Esses Cookies são necessários para o site funcionar e não pode ser desligado em nossos sistemas. Eles são geralmente apenas um conjunto em resposta às ações feitas por você que ascendem a um pedido de serviços, tais como configurar suas preferências de privacidade, entrando ou preenchimento de formulários. 

Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre estes cookies, mas algumas partes do site não vão, então, trabalhar. Esses 'cookies' não armazena nenhuma informação de identificação pessoal. 

Cookie Domínio Fornecedor Validade Categoria Descrição
quform_

session_

0061a4f

40b8483ed

e6688b6e

5a0f9343

grupo

gerenciar

.com.br

WordPress Até o navegador ser fechado Estritamente Necessários Utilizado para fornecer segurança e recursos no plug-in. O cookie Quform:

É um cookie de sessão (excluído quando o navegador fecha)

Armazena apenas um ID de sessão (nenhum dado pessoal é armazenado no cookie)

É necessário para fornecer segurança (proteção contra falsificação de solicitação entre sites)

É necessário para o bom funcionamento do plugin (por exemplo, verificar se a solução CAPTCHA estava correta)

_ga .grupo

gerenciar.

com.br

Google 2 anos Analíticos Utilizado para calcular seus dados de visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do nosso site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid .grupo

gerenciar.

com.br

Google 1 dia Analíticos

 

Utilizado para armazenar informações sobre como você utiliza nosso site, além de criar um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados o inclui no número de visitantes, sua fonte e as páginas que você visita anonimamente.
_gat .grupogerenciar.

com.br

Google 1 minuto Analíticos

 

Este cookie é instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
rdtrk .grupo

gerenciar.

com.br

RD Station 1 ano Analíticos

 

Utilizado pelo RD Station para manter uma lista de todas as páginas que você acessou dentro do nosso domínio antes mesmo da conversão.
_rdtrk .rdstation.

com.br

RD Station 9 anos 2 meses Analíticos

 

Utilizado pelo RD Station para manter uma lista de todas as páginas que você acessou dentro do nosso domínio antes mesmo da conversão.
__trf.src .grupo

gerenciar.

com.br

RD Station 1 ano Analíticos

 

Usado pelo RD Sation para guardar a referência da origem da sua visita ao site.
moove_gdpr_

popup

grupo

gerenciar.

com.br

Moove Agency 1 ano Funcionalidade Utilizado para armazenar preferências de consentimento de cookies. Os dados coletados por essa funcionalidade são utilizados para atualizar nossa política de cookies, exibir serviços que definem cookies específicos ou contribuir para nosso esforço na criação de transparência na Internet.

 

_gac_UA-

80302154-1

.grupo

gerenciar.

com.br

Google 90 dias Publicidade Utilizado para medir a atividade do usuário e o desempenho das campanhas publicitárias.
_gcl_aw .grupo

gerenciar.

com.br

Google 90 dias

 

Publicidade Utilizado para medir o desempenho de anúncios e campanhas publicitárias, assim como as taxas de conversão de anúncios do Google em nosso site quando você acessa.
_gcl_au .grupo

gerenciar.

com.br

Google 90 dias

 

Publicidade Utilizados pelo Google AdSense para experimentar a eficiência da publicidade em nosso site usando seus serviços. É o primeiro cookie primário para a funcionalidade “Conversion Linker” – ele coleta informações em cliques de anúncio e armazena-as em um cookie primário para que as conversões possam ser atribuídas fora da página inicial.

6. Gerenciamento dos Cookies 

A instalação dos cookies está sujeita ao seu consentimento. Apesar da maioria dos navegadores estar inicialmente configurada para aceitar cookies de forma automática, você pode rever suas permissões a qualquer tempo, de forma a bloqueá-los, aceitá-los ou ativar notificações para quando alguns cookies forem enviados ao seu dispositivo.  

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, será requerida a sua concordância com a instalação destes. Apenas após a sua aceitação eles serão ativados. 

Para tanto, utilizamos um sistema de (banner de informações ou outro mecanismo que alerta e solicita o consentimento) na página inicial de (nome empresarial). Dessa maneira, não apenas solicitamos sua concordância, mas também informamos que a navegação continuada em nossos sites será entendida como consentimento.  

Como já dito, você pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Você também pode configurá-los caso a caso. Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma. 

Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies. 

Você pode acessar tutoriais sobre o tema diretamente nos links abaixo: 

Se você usa o Internet Explorer. 

Se você usa o Firefox. 

Se você usa o Safari. 

Se você usa o Google Chrome. 

Se você usa o Microsoft Edge. 

Se você usa o Opera.

7. Disposições Finais 

Para o Grupo Gerenciar, a privacidade e confiança são fundamentais para a nossa relação com você. Estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança  

Assim, reservamo-nos o direito de alterar esta Política de Cookies a qualquer tempo. As mudanças entrarão em vigor logo após a publicação, e você será avisado. 

Ao continuar a navegação nas nossas aplicações após essa mudança se tornar eficaz, você concorda com elas. Aconselhamos que você sempre verifique esta Política, bem como a nossa Política de Privacidade. 

Em caso de dúvidas sobre esta Política de Cookies, entre em contato conosco pelo e-mail: dpo@grupogerenciar.com.br 

Esta Política de Cookies foi atualizada pela última vez em: 10/11/2022.