0800 006 5700
  • Acesso do Cliente
Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
FALE CONOSCO
0800 006 5700
  • Acesso do Cliente
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
  • Acesso do Cliente
Grupo Gerenciar
FALE CONOSCO
Grupo Gerenciar
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
  • Quem Somos
  • Soluções
    • GSign – Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica
    • Fluxo de trabalho (Workflow/BPMS)
    • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED/ECM)
    • Digitalização de Documentos
    • Guarda de Documentos
    • Organização de Arquivos
    • Validação de Assinatura Eletrônica
  • Clientes
  • Blog
FALE CONOSCO

Você conhece as etapas da gestão documental?

Você conhece as etapas da gestão documental?
05 abr 2019
Arquivo Digital, GED Acadêmico, Gestão documental, Organização, Software
Nenhum comentário

Avatar for Grupo Gerenciar Grupo Gerenciar

O gerenciamento de arquivos é, atualmente, uma prática essencial da vida empresarial. Contudo, você conhece as etapas da gestão documental? O processo precisa ser realizado com bastante atenção aos detalhes e o recomendado é que tudo seja feito por uma empresa especializada, já que é necessário ter conhecimento arquivístico.

Iniciando o trabalho de gestão com organização, será possível tornar todo o processo de consulta aos dados bastante tranquila e sem problemas. Por passos, as etapas da gestão documental são basicamente cinco.

1 – Seleção e produção

Essa parte é extremamente importante para todo o processo. Aqui, será definido um padrão para os documentos. Normas, formatos, tamanhos, materiais e estilos, tudo será pensado.

O processo de produção é também de seleção, pois conteúdos sem valor probatório e histórico podem ser descartados e nem precisarão passar para as próximas fases. Essa seleção poupa retrabalhos, inclusive.

2 – Organização

Aqui, no caso de documentos físicos, será possível verificar a melhor forma de armazenamento. Por causa da possibilidade de perecer com o tempo, todos devem ser colocados em um mesmo espaço.

O espaço precisa ser limpo, arejado e estar livre de fontes de contaminações. Além disso, é preciso se atentar se a sala não está sujeita a animais e pragas urbanas como baratas e ratos, por exemplo.

3 – Digitalização

De acordo com consultorias de grande porte, o volume de documentos dobra a cada dois anos. Por causa disso, é de suma importância que as empresas avaliem a possibilidade de realizar uma Gestão Documental Eletrônica (GED).

Depois que os documentos físicos estiverem organizados e selecionados, é possível passá-los pela digitalização. A produção de arquivos digitais garantirá que os benefícios da informatização, como as buscas precisas, possam ser usados a favor da empresa.

Além disso, transformar os documentos físicos em digitais garante a preservação da informação e dos documentos originais. Depois desta fase, já existe a garantia de que problemas hipotéticos, como furtos ou até mesmo incêndios, não farão tudo se perder.


4 – Indexação

Depois de selecionados, padronizados e talvez digitalizados, a gestão documental continua com a indexação. Ela é fundamental para garantir que tudo poderá ser encontrado a partir de um padrão no futuro.

Tudo isso vale para os documentos em formato digital e os que continuam em versões físicas. Os que estão em papel devem ser alocados de maneira em que os que têm mais utilidade diária fiquem mais fáceis de serem resgatados. Além disso, eles devem ser organizados por data e ordem alfabética.

5 – Disponibilização e destinação

Feito todo o trabalho da gestão documental, tudo será disponibilizado para os usuários finais. Eles poderão ter acesso à consulta e toda a base de dados do arquivamento. Apesar de tudo chegar na mão dos colaboradores, o processo não se encerra por aí.

A gestão documental é um processo continuo e, por isso, tudo não se encerra depois que os documentos estão armazenados. Em um empreendimento, a geração de informações é diária e, portanto, este trabalho durará enquanto o negócio existir.

Depois que tudo está disponível, sejam documentos físicos ou digitais, é preciso criar normas de utilização (caso elas não existam) e procedimentos de solicitação. As questões são importantes porque existem informações que nem todos podem – e precisam – acessar.

Mais uma vez, é preciso lembrar que todo o processo citado aqui é complexo e precisa ser feito por pessoas que possuem um know-how. Tenha um diferencial na sua empresa – entre em contato conosco agora mesmo e confira nossas soluções. Gerenciar, a inteligência documental que a sua empresa precisa.

Continue lendo:

  • 5 passos para armazenar documentos da sua empresa.
  • Processo de gestão documental:Tudo o que você precisa saber!
  • Gestão documental nas cooperativas de crédito.
documentosdigitais gestãodocumental
PRV POST
NXT POST

    Recommended Posts

    Gerenciamento de Arquivos Inativos: como organizar o da sua empresa
    Gerenciamento de Arquivos Inativos: como organizar o da sua empresa

    26 jul 2022

    Principais recursos para o gerenciamento de documentos eficiente
    Principais recursos para o gerenciamento de documentos eficiente

    27 jun 2022

    A digitalização da gestão de documentos e das rotinas administrativas nas empresas
    A digitalização da gestão de documentos e das rotinas administrativas nas empresas

    16 Maio 2022

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Categorias

    • Arquivamento
    • Arquivar
    • Arquivo Digital
    • Digitalização
    • Documentos
    • Eventos
    • GED Acadêmico
    • Ged Contabil
    • Ged Contabilidade
    • GED Coopetativa de credito
    • GED Hospitais
    • Ged nas nuvens
    • GED/ECM
    • Gestão
    • Gestão documental
    • GSign – Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital
    • Microfilmagem
    • Organização
    • Sem categoria
    • Software
    • Tecnologia
    • Terceirização de documentos
    • Workflow

    Posts Recentes

    • Gerenciamento de Arquivos Inativos: como organizar o da sua empresa
    • Principais recursos para o gerenciamento de documentos eficiente
    • A digitalização da gestão de documentos e das rotinas administrativas nas empresas
    • O Gerenciamento eletrônico de documentos no processo de adequação à LGPD
    • Gerenciamento de documentos e processos para operadoras de planos de saúde

    Tags

    arquivamento arquivar arquivodigital arquivos birodedigitalização BPMGerenciar CAIXADEASSISTENCIA CONTABIL contabilidade digital digitaliazação digitalização digitalizaçãodearquivos digitalizaçãodedocumentos digitalizaçãoempresas documentos documentosdigitais ECM empresa GED GEDAcadêmico GEDGerenciar gednasempresas gednasnuvens gednuvem gedparaempresas gerenciamentodedocumentos gerenciamentodocumental GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS gerenciamentoeletrônico Gerenciar gestão gestãodocumental Gestão eletrônica de documentos gestão estratégica de documentos GrupoGerenciar guarda guardadedocumentos organização SISTEMAGED software softwareged tecnologia workflow workflowged

    O Grupo Gerenciar está há mais de 12 anos no mercado proporcionando soluções eficazes
    voltadas para uma gestão completa do acervo documental de nossos clientes. De grande a pequenas empresas (incluindo empresas familiares), todas são beneficiadas pelos mais diversos serviços prestados.

    • Home
    • Quem Somos
    • Soluções
    • Clientes
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
    • TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
    • ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SITE

    GERENCIAR INTELIGÊNCIA DOCUMENTAL © TODOS DIREITOS RESERVADOS
    FEITO POR FORTRAM.

    Grupo Gerenciar

    Normalmente responde na hora

    Entre em contato através do whatsapp! Preencha o formulário e envie-nos uma mensagem.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

    Você pode alterar suas configurações de cookie clicando aqui.

    Powered by  GDPR Cookie Compliance
    Visão geral da privacidade

    Cookies e Sua Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. Quando você visitar qualquer site da web, pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre você, suas preferências ou o dispositivo e é usado principalmente para fazer funcionar o site como você espera que ele. A informação não costuma identificá-lo diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada.

    Porque nós respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nas categorias ao lado para saber mais e mudar as nossas configurações padrão. No entanto, alguns tipos de bloqueio de cookies pode afetar sua experiência no site e os serviços que são capazes de oferecer.

    Cookies estritamente necessários

    Esses cookies são necessários para o site funcionar e não pode ser desligado em nossos sistemas. Eles são geralmente apenas um conjunto em resposta às ações feitas por você que ascendem a um pedido de serviços, tais como configurar suas preferências de privacidade, entrando ou preenchimento de formulários.

    Você pode configurar seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre estes cookies, mas algumas partes do site não vai, então, trabalhar. Esses 'cookies' não armazena nenhuma informação de identificação pessoal.

    Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

    Cookies de Analytics

    Cookies de análise e desempenho ajudam a coletar informações, monitorar eventos e analisar o tráfego em páginas, além de identificar a origem e entender o comportamento dos visitantes. As informações coletadas por esses cookies são utilizadas principalmente de forma agregada, para nos auxiliar na análise de resultados de performance dos websites do Grupo Gerenciar.

    Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

    Cookies de Monitoramento

    Cookies de monitoramento são utilizados para rastrear o comportamento online de uma pessoa. Essas informações nos ajudam a entender as suas preferências e os conteúdos que você mais gosta em nossos websites, e podem ser usadas para estratégias de marketing mais personalizadas de acordo com os seus interesses.

    Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

    Política de Cookies

    Abaixo está uma lista dos cookies que o USUÁRIO poderá encontrar em nosso SITE e uma breve descrição da finalidade deles:

    • Facebook Ads: é a ferramenta de mídia do Facebook. - Leia mais clicando aqui;
    • Google Analytics: é uma ferramenta que permite analisar o comportamento ou engajamento dos usuários em um site/app. De acordo com os termos da LGPD, o Google Analytics é considerado um processador de dados. Ele coleta cookies primários, dados relacionados ao dispositivo/navegador, o endereço IP e as atividades no site/app para avaliar e coletar estatísticas sobre as interações dos usuários nos sites e/ou aplicativos que o utilizam. Os cookies de publicidade do Google são coletados e utilizados para ativar funcionalidades como o remarketing na Rede de Display do Google. O Google proíbe o envio de informações de identificação pessoal (PII) dos usuários ao Google Analytics.
      Leia mais clicando aqui;
    • Google Ads: é a ferramenta de mídia publicitária do Google - Leia mais clicando aqui;
    • RD Station: é uma ferramenta para automação de Marketing Digital - Leia mais clicando aqui;

    Cookies de Terceiros

    Cookies de terceiros são cookies não definidos pela GERENCIAR, mas por terceiros que visam coletar informações dos USUÁRIOS que visitam o site, para coletar informações sobre o comportamento, dados de geolocalização e/ou marketing personalizado.

    Ao utilizar o site ou a PLATAFORMA o USUÁRIO poderá visualizar conteúdo de terceiros e ser direcionado para seus sites, que por sua vez também utilizam cookies e tecnologias semelhantes. Ainda que o USUÁRIO tenha chegado ao site do terceiro através da GERENCIAR, não temos qualquer controle sobre quais os cookies ele utiliza e sobre como trata seus dados, sendo aconselhável a consulta à Política de Cookies dos terceiros.

    Como gerenciar os Cookies

    Por meio de seu navegador o USUÁRIO principal e os USUÁRIOS por ele cadastrados podem desativar os cookies não essenciais utilizados na PLATAFORMA. Para tanto, basta seguir as instruções gerais localizadas em cada um dos navegadores.

    Além disso, ao acessar a PLATAFORMA o USUÁRIO principal e os USUÁRIOS por ele cadastrados terão a opção de personalizar suas preferências de cookies, além de personalizar os cookies, o USUÁRIO, contratante da PLATAFORMA e os USUÁRIOS por ele cadastrados registrarão o consentimento com esta Política de Privacidade e sempre que ela for alterada, a ciência será novamente coletada para assegurar que o USUÁRIO, ora CONTRANTE e os USUÁRIOS por ele cadastrados se mantenham atualizados e de acordo com as alterações realizadas.

    É importante esclarecer que podem ser administrados os cookies de geolocalização, marketing, desempenho etc., porém não é possível desativar os cookies essenciais e bloquear cookies em sites de terceiros vinculados a partir do site da GERENCIAR.

    Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

    Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.