Gerenciamento de Conteúdo Empresarial

Você já ouviu falar sobre Gerenciamento de Conteúdo Empresarial? Esse termo gera, até hoje, muitas dúvidas no meio de tecnologia da informação. Está ligado a uma série de soluções voltadas para a coleta, o armazenamento e a indexação de informações.

É comum em empresas iniciantes uma certa negligência quanto ao gerenciamento das informações e registros gerados pela empresa. Isso se torna ainda mais complicado quando estamos falando do meio informático, pois ele, em si, gera muita desconfiança da população.

Neste artigo, vamos comentar um pouco sobre o Gerenciamento de Conteúdo Empresarial e como ele pode ajudar seu negócio. Além disso, vamos citar algumas ferramentas que devem receber atenção na hora de escolher um serviço.

Gerenciamento de Conteúdo Empresarial

Enterprise Content Management

 

O Enterprise Content Maganement ou ECM é a sigla em inglês que se refere ao Gerenciamento de Conteúdo Empresarial. O termo é utilizado para se referir a um grupo de soluções informáticas para a gestão dos registros da organização.

Apesar de sua extrema importância, é muito comum encontrarmos empresas que não levam a gestão de registros na estima que deveriam. Tanto a coleta quanto o armazenamento de informações são processos custosos, que devem ser levados em conta na organização.

Em um mundo interconectado como o que vivemos, diversos serviços online surgiram na ânsia de proporcionar às organizações um ambiente seguro em que suas informações possam ser armazenadas. Tal salto só foi possível com o surgimento da Indústria 4.0.

 

Indústria 4.0

 

O conceito de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha em 2012, referindo-se ao próximo passo da automação industrial. Na década de 1960, tivemos a terceira revolução industrial. O termo se referia à digitalização da manufatura, principalmente ligado ao boom da computação.

No final da década de 1990 tivemos o surgimento da internet.  Com ela, a possibilidade de controle de conteúdo de uma forma nunca vista na história. Servidores em qualquer lugar podem armazenar um volume informacional que governos antes não poderiam.

Não demorou muito para que as empresas começassem a utilizar isso a seu favor. Temos, hoje em dia, o exemplo do Facebook, que tem como principal modelo de negócios a venda de informações de clientes para empresas.

Mas essa não é a única possibilidade da Indústria 4.0. As ferramentas informacionais têm um papel muito importante na gestão de informações dentro das próprias empresas. E aí entram as ferramentas de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial.

Para que serve o Gerenciamento de Conteúdo Empresarial?

 

  • Um sistema completo

Ao implementar o Gerenciamento de Conteúdo Empresarial na organização, você tem, em suas mãos, um sistema completo. Desde a produção dessa informação, até a indexação e futura consulta das informações necessárias. Isso engloba tanto documentos como registros de trabalho.

Tudo isso é extremamente importante para que a gerência possa tomar suas decisões baseadas em dados concretos e não apenas em especulações. Ter em suas mãos uma forma mais simples de analisar a informação é essencial para garantir a competitividade.

Além disso, a automação dos processos de produção abre espaço para que os funcionários possam se dedicar ao seu trabalho, e não ao registro dele. Dessa forma, a economia de seu tempo é otimizada.

 

  • O futuro da gestão de informação

Dentro de uma plataforma em nuvem, a empresa pode agilizar muito os processos de análise de informação. Isso porque as ferramentas de indexação e organização no ambiente online são muito mais efetivas do que no ambiente físico.

 

  • O controle nas suas mãos

Esqueça as horas que você gasta em papeladas desorganizadas para encontrar uma nota fiscal de dez meses atrás. Com o Gerenciamento de Conteúdo Empresarial, você pode fazer isso de qualquer lugar, a qualquer hora.

Deixe um comentário