3 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre NF Online

As notas fiscais fazem parte do dia a dia de empresas. Tanto para controle interno quanto para a segurança do cliente, a nota fiscal é indispensável na administração de um negócio. Você sabia que é possível utilizar a NF online?

Com o avanço de tecnologias e softwares de gestão, a nota fiscal online chegou para otimizar tempo e espaço no dia a dia empresarial.

A seguir você verá informações muito importantes para o uso da NF online. Confira

O que é NF online?

A nota fiscal é um documento que auxilia em diversas atividades administrativas e financeiras de uma empresa. Elas tem como objetivo registrar todas as operações relativas à venda de mercadorias. Como um documento muito importante, ela precisa ser devidamente armazenada pela empresa.

Por muito tempo esse armazenamento foi feito de forma manual, em arquivos e pastas que necessitavam de um grande espaço físico e organização para serem acessados .

A utilização da NF online ocorre ao trocar a utilização das notas fiscais físicas para as do meio digital. É possível automatizar as notas fiscais de sua empresa, contratando um serviço de digitalização e software de gestão para notas fiscais online.

Esses softwares específicos possuem uma plataforma de controle, armazenamento e organização de todas as notas fiscais de uma empresa. Portanto, elas não serão mais armazenadas e consultadas de maneira física. Tudo poderá ser acessado diretamente de equipamentos digitais.

Quais são as vantagens de utilizar a NF online

Investir na modernização dos sistemas de nota fiscal de sua empresa pode trazer diversos benefícios. Confira algumas vantagens de investir na automatização desse documento.

  • Armazenamento inteligente

Armazenamento de NF online é feito através de um sistema que organiza digitalmente as notas fiscais, levando em consideração datas, assuntos relacionados e diversas outras categorias para centralizar as informações em um só lugar.

Dessa forma a consulta e localização das notas fiscais são muito mais rápidas e pode ser feita a partir de diversos dispositivos.

  • Segurança

Você sabia que as NF online são muito mais seguras? Os documentos empresariais digitais possuem validação jurídica por meio de certificados digitais e assinaturas eletrônicas. Todas as modificações ocorridas em um documento ficam registradas, o que evita fraudes e demais atos que podem causar prejuízos.

Além disso, com as notas fiscais armazenadas digitalmente, não se corre o risco de perda ou danos causados por ação do tempo ou até mesmo um acidente que prejudica a visualização das informações.

  • Espaço otimizado

Uma das grandes vantagens da digititalização de documentos e das NF online é a otimização do espaço físico da empresa. As notas fiscais precisam ser armazenadas por 5 anos. Durante todo esse tempo é possível acumular muitos documentos e notas fiscais, que podem necessitar de muito espaço e organização para um armazenamento adequado.

Com a automatização desse serviço, os armários e pastas são dispensáveis, pois todo o armazenamento é feito digitalmente. Isso facilita não apenas na otimização do espaço físico, mas no rápido acesso e localização às notas fiscais.

Investimentos que valem à pena

Se sua empresa ainda não aderiu a automatização de NF online, essa pode ser uma boa oportunidade para investir nessa facilidade. São diversos benefícios que irão impactar diretamente na rotina empresarial. Além disso, é possível gerar gráficos e relatórios que analisam as vendas de determinado período.

Isso permite um planejamento estratégico para direcionar os rumos dos investimentos financeiros. A NF online auxilia nos processos administrativos e torna sua empresa muito mais integrada às novas tecnologias empresariais.